Raupp pede apoio do governo a projeto da Eletronorte



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu o apoio do governo federal ao projeto de interligação elétrica Brasil-Bolívia, em Guajará-Mirim, elaborado pela Eletronorte, que constrói e opera as principais linhas de transmissão de Rondônia. De acordo com o senador, as autoridades bolivianas demonstraram interesse na compra de energia elétrica brasileira para abastecer as cidades bolivianas Guyaramerin e Riberalta, próximas a Guajará-Mirim.

Valdir Raupp explicou que a interligação poderá ser feita com linhas de 69 quilovolts, totalizando menos de 100 quilômetros, significando baixa tensão para os padrões brasileiros. Os estudos feitos pela Eletronorte para tocar o projeto estimam um custo total de R$ 25 milhões, considerado modesto pelo senador.

De acordo com Raupp, a interligação não é um projeto muito ambicioso em suas dimensões físicas, mas incorpora grande avanço político. Para ele, as vantagens para os dois países são evidentes, pois o projeto será um estímulo ao incremento das boas relações entre Brasil e Bolívia e promoverá intercâmbio comercial e cooperação na área de fronteira.



05/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede apoio a projeto que flexibiliza regras das ZPEs

Raupp: decisão da Eletronorte pode desfalcar parque gerador de energia elétrica em Rondônia

Raupp diz que disputa no PMDB não interfere no apoio ao governo

Raupp manifesta apoio ao projeto de lei de Biossegurança

Raupp diz que governo precisa tentar aumentar a base de apoio no Senado em 2008

Raupp pede que governo mude o Código Florestal Brasileiro