Raupp pede construção de gasoduto em Rondônia



Ao agradecer os votos que o seu partido recebeu em Rondônia na eleição de domingo (1º), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que não apenas ele, no Senado, mas também os dois deputados federais eleitos pelo partido cobrarão do próximo presidente investimentos para a região Norte do país, especialmente para seu estado. Uma das principais obras que a bancada federal trabalhará para ver executada, enumerou, é a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho.

- Essa obra, que é fundamental para Rondônia, já está com a licença ambiental aprovada e o projeto concluído. Quando o gasoduto estiver finalizado, Rondônia deixará de queimar 1,5 milhão de litros de óleo diesel por dia e passará a dispor de uma energia mais limpa e barata - afirmou Valdir Raupp.

O senador, que é presidente do PMDB em Rondônia, acrescentou que outras reivindicações da bancada federal do estado são a implantação das usinas hidrelétricas dos rios Madeira, Santo Antonio e Jirau, em Rondônia, e de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Raupp alertou que, se essas obras não forem executadas, o Brasil poderá sofrer um "apagão mais brutal" do que o registrado em 2001.

Valdir Raupp também antecipou que trabalhará para que a BR-364 seja restaurada. Ele explicou que essa é a principal rodovia de Rondônia, servindo como via de escoamento dos produtos produzidos no estado, no Amazonas, em Roraima e no Acre. A BR-429, que liga os municípios de Presidente Médici e Costa Marques, também deverão merecer atenção especial da bancada federal. O senador explicou que, anualmente, a população de Alvorada, São Miguel, Seringueira, São Francisco e Costa Marques sofrem com a deterioração da estrada no período de chuvas.

Presidindo a sessão no momento do pronunciamento de Raupp, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou a atuação do PMDB de Rondônia e lamentou que o senador Amir Lando (PMDB-RO) não tenha sido eleito governador daquele estado. O parlamentar piauiense também registrou o 18º aniversário da Constituição federal de 1988 e lembrou de personalidades importantes para a aprovação da Carta Constitucional, como o ex-deputado Ulysses Guimarães.



05/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp protesta contra falta de condições para a construção de gasoduto em Rondônia

Raupp pede gasoduto para Rondônia

Raupp pede que governo acelere construção de gasoduto na Amazônia

Senadores vão discutir aproveitamento do Rio Madeira e construção de gasoduto em Rondônia

Raupp defende a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp defende construção do gasoduto Urucu-Porto Velho