Raupp: programas ambientais devem levar em conta necessidades regionais
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reivindicou a adoção de um programa de reflorestamento e de recuperação ambiental no Brasil que leve em conta as necessidades intrínsecas de cada região. Ele disse ser evidente que a Amazônia, uma região que abrange nove estados e quase metade do território nacional, merece uma atenção especial.
Para Raupp, pode ser prematuro o Brasil ingressar num programa intensivo de armazenar carbono atmosférico na biomassa - o chamado seqüestro de carbono - uma vez que a introdução, durante a Conferência de Kioto, da idéia de cotas de emissões de carbono a serem negociadas no mercado internacional, ainda está longe de virar realidade.
O senador explicou que a proposta consiste na possibilidade dos países desenvolvidos, ao serem obrigados a reduzir seus níveis de emissão de gases na atmosfera, poderem comprar, de países em desenvolvimento, certificados de Redução de Emissões de Carbono, que passariam a ser uma espécie de commodity, para fazer face a seus compromissos internacionais.
Raupp lembrou que o Brasil se encontra em posição valorizada para entrar no mercado de seqüestro de carbono, já que possui a maior floresta tropical do mundo, farta iluminação solar e disponibilidade de espaço, podendo dar a países altamente industrializados a possibilidade de financiarem instalação de áreas de preservação permanente, através de reflorestamento com espécies de rápido crescimento.
- Assim, a preservação ambiental proporcionaria uma fonte de divisas para o país, ao receber recursos monetários pela sua baixa emissão de gases e enorme capacidade ambiental de absorção de carbono - observou.
Ao terminar seu pronunciamento, Raupp reconheceu que o seqüestro de carbono pode vir a se tornar uma commodity lucrativa para o Brasil, mas afirmou haverem dúvidas no horizonte. É indispensável uma regulação do setor estabelecida para atender aos interesses nacionais, bem como às questões sociais e econômicas, sempre ligadas às soluções que podem ser encontradas para o problema ambiental.
09/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo: política indigenista deve levar em conta necessidades dos índios
Empregos verdes devem levar em conta segurança e saúde dos trabalhadores, diz OIT
Comunidades querem que Uergs atenda necessidades regionais
Valadares: avaliação do primeiro ano de Lula tem que levar em conta a "herança maldita"
Vicentinho Alves diz que Código Florestal deve levar em conta indígenas e quilombolas
Fator previdenciário pode levar em conta esperança de vida de cada região