Raupp quer autorizar farmácias a vender outros produtos



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que visa a regularizar a venda de diversos produtos nas farmácias, além das drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos e correlatos já comercializados. A proposta prevê alterações na lei que dispõe sobre o controle sanitário do comércio nos estabelecimentos farmacêuticos (Lei 5.991/73).

Ao justificar a proposta (PLS 282/06), Raupp registra que, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a participação das drogas e medicamentos no faturamento de farmácias e drogarias é de 25%. Com a introdução dos medicamentos genéricos no mercado, diz ainda o senador, houve um aumento no fluxo de consumidores nas farmácias e drogarias, que passaram a diversificar suas mercadorias em função da demanda.

"Na região Nordeste, as farmácias passaram a vender realmente de tudo: artigos de beleza e higiene pessoal, rações para animais, material fotográfico, pão, refrigerantes, água de coco e sorvetes", exemplifica o senador na justificação do projeto.

De acordo com Raupp, o projeto de lei visa justamente a regularizar essa mudança no perfil dos 54 mil estabelecimentos do setor, permitindo que além dos produtos já comercializados em farmácias e drogarias sejam vendidos produtos de higiene, beleza e limpeza, apetrechos domésticos, gêneros alimentícios e outros.



20/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para diretor da Anvisa, farmácias devem vender apenas produtos relacionados à saúde

Farmácias poderão vender medicamentos a granel

Raupp quer expandir projeto ambiental de Paragominas para outros municípios de RO

Humberto Costa quer política de combate à pirataria de medicamentos e outros produtos

Valdir Raupp quer disciplinar uso de produtos de origem animal em biofertilizantes

Farmácias podem ganhar subsídio para vender remédios a preço de custo para aposentados