Raupp quer facilitar pagamento de empréstimo consignado



Para facilitar a quitação antecipada de contratos e financiamentos feitos com desconto em folha de pagamento, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto de lei destinado a garantir essa quitação mediante o recebimento de recursos transferidos por outra instituição da espécie. A intenção é estender àqueles que contraírem empréstimos consignados - quitados com desconto em folha de pagamento - os benefícios de resolução do Conselho Monetário Nacional que permitiu que os mutuários possam quitar sua dívida com a instituição que oferecer as melhores condições, especialmente no que diz respeito à taxa de juros.

Pelo projeto (PLS 272/06), as condições da nova operação devem ser negociadas entre a instituição que efetivará a transferência e o mutuário da operação original e abrangem servidores públicos, aposentados ou pensionistas da União, bem como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que realizaram contratos de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil com cláusula de desconto direto em folha de pagamento.

O projeto também estabelece que o valor máximo da tarifa cobrada em decorrência de liquidação antecipada seja estabelecido no ato de contratação, ou guarde relação direta e linear com a parcela não amortizada do principal, e não com o valor total da operação. Atualmente, os contratos costumam incluir cláusula que permite que, para liquidação antecipada da operação de crédito ou de arrendamento mercantil, seja cobrada a tarifa vigente à época, o que, segundo o autor da proposta, tem sido um empecilho à quitação antecipada dessas operações.

Em sua justificação, Raupp lembra que o Conselho Monetário Nacional adotou medida (Resolução 3.401/06) para permitir a transferência de uma operação de crédito ou empréstimo de uma instituição financeira para outra, para que o mutuário possa beneficiar-se de taxas de juros menores. Essa norma, no entanto, argumenta o senador, não alcança os créditos consignados.

"Com esse projeto de lei pretendemos corrigir essa distorção, conferindo aos mutuários que pagam suas prestações mediante desconto em folha de pagamento o mesmo tratamento conferido aos demais mutuários", explica Raupp.

A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.



27/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto quer facilitar resgate do empréstimo compulsório

Raupp quer proibir pagamento de mais de 12 aluguéis por ano

Raupp quer isentar empréstimos bancários do pagamento da CPMF

Raupp quer reduzir "sacrifício" da classe média com pagamento do IRPF

Empréstimo consignado soma R$ 3,57 bilhões em agosto

Comissão aprova fim de IOF sobre empréstimo consignado