Raupp quer reduzir custos na remessa de material didático



O aumento no valor das taxas cobradas pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) para o envio de material didático às escolas públicas, conforme avaliação do senador Valdir Raupp (PDMB-RO), pode deixar sem livros cerca de 32 milhões de alunos em todo o território nacional. Com o objetivo de evitar que isso aconteça, Raupp apresentou projeto que muda a Lei de Serviços Postais, impondo limites às cobranças relacionadas com a remessa de material escolar.

De acordo com o senador, a elevação do custo cria dificuldades consideráveis para o Ministério da Educação, atingido pela política de contingenciamento do governo federal, que limitou o orçamento dos ministérios.

- Por conta da diminuição dos recursos, a pasta da Educação terá de fazer um grande esforço para adquirir cerca de 111 milhões de livros didáticos e distribuí-los aos beneficiários - comentou.

Raupp citou uma declaração do ministro Cristovam Buarque, dando conta de que a despesa com distribuição dos livros deve crescer 300% em relação ao ano passado. O senador afirmou que a aprovação de seu projeto possibilitaria o estabelecimento de limitações tarifárias a ECT para esses casos, possibilitando, assim, que a meta de distribuição do material seja cumprida.

- A ECT ignora que o serviço que presta é de alta relevância para o país, pois se trata da educação de nossas crianças - afirmou o senador.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CÂNDIDO QUER AMPLIAR GRATUIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO

Planejamento quer reduzir custos na aquisição de serviços de tecnologia da informação

OSMAR DIAS QUER REDUZIR IMPACTO DOS CUSTOS AGRÍCOLAS SOBRE A PRÓXIMA SAFRA

Unesp incentiva produção de material didático

MEC vai investigar material didático destinado à educação no campo

CMA examina obrigatoriedade de uso de papel reciclado em material didático do MEC