Raupp: Rondônia aguarda mudanças nas regras de preservação ambiental



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a sociedade de Rondônia aguarda resposta do Ministério do Meio Ambiente sobre o pedido de alteração nas regras que determinaram a preservação de 80% da cobertura florestal do estado - os 20% restantes poderiam ser utilizados para atividades agropecuárias. De acordo com Raupp, toda a bancada rondoniense no Congresso, o governador, a Assembléia Legislativa, os prefeitos e vereadores subscreveram proposta alternativa apresentada à ministra Marina Silva.

Pela proposta, em uma das zonas definidas pelo zoneamento econômico e ambiental promovido pelo estado, seria permitido o uso de 70% de cada propriedade. Nesta zona encontram-se mais de 50 mil propriedades produtivas. O aumento nas áreas não preservadas seria compensada com a criação de mais de 40 reservas de preservação, ecológicas, extrativistas e indígenas.

Na prática, explicou o senador, em vez dos 80% de preservação fixados em medida provisória que alterou o Código Florestal, Rondônia estaria preservando 70% de seu território. Valdir Raupp disse que as regras mais duras de preservação têm trazido prejuízos consideráveis aos produtores do estado. Os reflexos se estenderiam inclusive à política de financiamentos do Banco da Amazônia, uma vez que os proprietários teria dificuldade de apresentar garantias aos pedidos de empréstimos.

- Contamos com a sensibilidade da ministra Marina Silva - disse o senador.

No mesmo pronunciamento, o senador defendeu a adoção pelo Brasil de mecanismos que permitam o acolhimento de cidadãos oriundos de países marcados por conflitos. Esta seria, na avaliação do senador, uma forma de sensibilizar os países desenvolvidos para o respeito aos direitos de brasileiros em seus territórios.



02/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp denuncia invasão de áreas de preservação ambiental em Rondônia

Mapas definem regras para preservação ambiental em SP

Raupp comunica acordo sobre zoneamento ambiental em Rondônia

Comissão de Mudanças Climáticas estuda mecanismo para remunerar preservação ambiental

Valdir Raupp pede preservação da Amazônia

Valdir Raupp pede preservação da Amazônia