Raupp solidariza-se com professores de Rondônia
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) solidarizou-se com os professores do antigo território de Rondônia que estão tendo dificuldades para serem redistribuídos para escolas ou universidades federais. Ele ressaltou que os obstáculos existem há muito tempo - como a morosidade do formalismo burocrático; a própria legislação, que é excludente e ignora a situação desses professores; e medidas definidas pelo governo passado e que continuam vigorando.
- Em relação a este último caso, convém dizer que o governo Fernando Henrique cometeu uma das maiores injustiças contra esses professores. Em vez de aumentar os salários que já estavam completamente defasados, tomou a decisão de conceder uma gratificação chamada de Gratificação de Incentivo ao Magistério (GID). Como se não bastasse, determinou que a GID não fosse paga aos professores federais dos ex-territórios. Como podemos concluir, estes últimos foram duplamente sacrificados. Além de receberem salários insuficientes, não têm direito à referida gratificação.
Raupp disse que tem -plena confiança- em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não permitirá que os professores continuem sendo prejudicados em seus rendimentos e estabelecerá um tratamento diferenciado. Ele acrescentou que o ministro da Educação, Cristovam Buarque, tem reconhecido que a maioria dos educadores brasileiros não recebe o tratamento institucional o os salários que mereceriam receber.
21/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp lamenta greve de professores em Rondônia
MOREIRA SE SOLIDARIZA COM PEQUENOS AGRICULTORES DE RONDÔNIA
Fátima Cleide solidariza-se com vítimas das enchentes em Rondônia
Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia
Sérgio Petecão se solidariza com professores em greve no Acre
Valdir Raupp diz que PAC já é realidade em Rondônia