Reale debate novo código penal com procurador da República
Começou há pouco a reunião da comissão que analisa o projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012). Os senadores ouvem na manhã desta quinta-feira o jurista Miguel Reale Júnior, um dos maiores críticos do texto. O segundo convidado é o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, que atuou como relator da comissão de juristas encarregada de elaborar o anteprojeto que deu origem à proposta em debate.
Reale reiterou em diversas ocasiões que o texto apresenta erros da maior gravidade técnica. Chegou a dizer que a proposta “não tem conserto”. Gonçalves rebateu as críticas, em recente entrevista, afirmando que a proposta tem mais acertos do que erros. Disse sentir orgulho de proposições relativas aos crimes contra a humanidade, ao enriquecimento ilícito, à ampliação da responsabilidade penal da pessoa jurídica e ao tráfico de pessoas, entre outras.
A audiência, que acontece na sala 3 da ala Senador Alexandre Costa, marca a retomada do debate público sobre a matéria. A partir de agora, serão realizadas discussões temáticas em Brasília e outras capitais do país.
28/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reale parou nos anos 80, diz relator do anteprojeto do novo Código Penal
Para Reale, projeto do novo Código Penal 'pode se tornar vergonha internacional'
Reale critica Parte Geral da proposta de reforma do Código Penal
Crítico do projeto de reforma do Código Penal, Reale Júnior será ouvido
Reale Júnior aponta desproporção de penas em Parte Especial do Código Penal
Reforma do Código Penal tem novo debate dia 14