Receita Federal informa viajantes sobre limites e isenção para bagagem



Já está disponível no site da Receita Federal um vídeo explicativo sobre regras de bagagens. Gravado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que recebe o maior fluxo de passageiros do País, o vídeo esclarece as principais dúvidas dos passageiros, como o conceito de bagagem e os limites quantitativos e de isenção em viagens para o exterior.

André Martins, chefe do serviço de bagagem do aeroporto de Guarulhos, destaca que um dos principais erros dos viajantes é pensar que nenhuma peça de vestuário será tributada. Na gravação, ele informa, por exemplo, que enxovais para bebê e outros itens não utilizados na viagem não são isentos de tributação. Legendado em inglês, o material será utilizado em salas de embarque e desembarque e em voos internacionais.

Somente a Alfândega do Aeroporto de Guarulhos estima fechar 2011 com 10,5 mil passageiros não declarantes tributados e arrecadação de R$ 18 milhões. Segundo o inspetor Edison Takeshi, muitas vezes os passageiros estão desinformados. “Como as pessoas em geral estão mais disponíveis para a comunicação visual, este vídeo é a forma, talvez a mais efetiva, de levarmos informações aos passageiros”, afirma Edison.

Em Guarulhos, o vídeo se somará a outros meios já utilizados, como a distribuição de folhetos explicativos. O inspetor acredita que a comunicação contribui para o controle aduaneiro. “O passageiro sabedor de seus direitos trará somente os bens em quantidade e qualidade permitidos, aumentando a arrecadação espontânea”, explica.

 

Fonte:
Blog do Planalto



30/12/2011 15:31


Artigos Relacionados


Arrecadação federal apresenta recorde, informa Receita

Receita Federal informa que não envia cartas com solicitações ou intimações aos contribuintes

Lei federal poderá garantir transporte de bicicleta como bagagem em ônibus

Lei federal pode garantir transporte gratuito de bicicleta como bagagem em ônibus

CFC vai ouvir Palocci sobre o escândalo na Receita Federal

Receita Federal alerta contribuintes sobre correspondências fraudulentas