Recife (PE) terá primeiro curso de sustentabilidade do ano
A partir desta segunda-feira (10) estão abertas as inscrições para 50 vagas do curso de Sustentabilidade na Administração Pública, que ocorre no Recife, de 11 a 13 de março, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo é promover a responsabilidade socioambiental na administração pública e reforçar a implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nas instituições.
“Este ano, estamos promovendo os cursos em vários estados, com o propósito de ampliar a participação dos servidores dos órgãos de todo o país”, declara Angelita Coelho, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Podem se inscrever servidores de qualquer órgão ou entidade da administração pública, enviando e-mail para [email protected] com o nome, órgão, setor, telefone e e-mail. As inscrições ficam abertas até as vagas serem preenchidas.
Programação
Os participantes aprenderão sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.
Os temas fazem parte do programa A3P que, atualmente, possui mais de 150 órgãos que estão promovendo ações sustentáveis na rotina das suas instituições. O programa A3P pretende estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho.
Troca de experiências
Para as pessoas de outros estados que estão interessadas em aprender essas e outras práticas, o programa A3P também oferece um canal de comunicação que serve para troca de experiência entre os participantes. Para participar da Rede A3P não é necessário que a instituição tenha aderido ao programa, ou seja, qualquer órgão público interessado em aprender e difundir práticas sustentáveis pode participar desta rede.
O principal objetivo é promover a troca de experiências, por meio do intercâmbio técnico, divulgação de informações relevantes à A3P, sistematização de dados e disseminação de informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos. Para participar, basta solicitar o cadastro à Rede A3P, por meio do e-mail [email protected]informando nome, órgão, setor, e-mail, telefone e endereço. Depois de cadastrado, a instituição poderá participar das trocas de informações via e-mail.
Mais informações sobre os cursos aqui.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
10/02/2014 20:01
Artigos Relacionados
Recife recebe primeiro curso da Escola Nacional do Consumidor em 2011
Brasil terá primeiro curso de pós-graduação na área de cerveja e malte
Brasil terá primeiro curso online de gestão esportiva credenciado pela Fifa
Terminal marítimo do Porto de Recife é o primeiro finalizado para a Copa
Laboratório de Sustentabilidade da USP oferece curso de MBA
USP lança curso de pós-graduação em sustentabilidade