Brasil terá primeiro curso online de gestão esportiva credenciado pela Fifa
A Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), oferecerá a partir de 2012 o curso de Gerenciamento, Marketing e Direito Esportivo. A FGV é a 14ª instituição no mundo a ser conveniada com a Fifa e a primeira a oferecer um curso que é, em sua maioria, online.
“São 210 horas online e 24 horas divididas em seis encontros presenciais, que acontecerão, inicialmente, no Rio de Janeiro e em São Paulo”, explica Ricardo Trade, coordenador do Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies), ligado à Fifa e dedicado ao ensino e à qualificação. A estimativa é de que o valor do curso fique em cerca de R$ 10 mil.
“É o momento em que podemos virar o jogo. E para isso precisamos capacitar nossos gestores. Teremos um legado grande após grandes eventos, com equipamentos esportivos importantes para serem gerenciados, como já acontece com o Engenhão, por exemplo, que vive basicamente da operação em dias de jogos”, explica Trade.
As inscrições serão realizadas entre março e abril de 2012, e os melhores trabalhos finais concorrerão internacionalmente a uma bolsa de mestrado integral no programa de mestrado da Fifa. O número de vagas ainda não está definido e o processo seletivo passará por entrevista e avaliação de currículo.
“Temos como padrão no ensino online da FGV um tutor para cada 50 alunos, e ainda há a infraestrutura necessária para receber os encontros presenciais. Esses serão os limitadores do número de vagas”, explica o professor Stavros Xanthopoylos, diretor executivo online da FGV. Um dos pré-candidatos ao curso é o ex-zagueiro do Botafogo e da Seleção Brasileira Gonçalves, que já fez um curso a distância e faz pós-graduação presencial ligada à gestão do esporte. “É preciso se qualificar para se envolver nos próximos eventos que vão acontecer”, defende o ex-atleta, que gerencia uma consultoria e uma escolinha.
O curso terá as disciplinas de gestão estratégica do esporte, marketing esportivo, direito desportivo, gestão financeira, comunicação de eventos esportivos e estratégias de patrocínio. Durante os encontros presenciais, serão realizadas palestras e visitas a estádios e outros equipamentos esportivos.
Fonte:
Portal da Copa
29/11/2011 17:28
Artigos Relacionados
Brasil terá primeiro curso de pós-graduação na área de cerveja e malte
Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas
W3C Brasil e CGU lançam curso online
Recife (PE) terá primeiro curso de sustentabilidade do ano
Brasil terá representante no comitê organizador da Fifa para Copa 2014
Curso de atualização debate gestão de risco de desastres no Brasil