Recondução de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é aprovada pela CAS



Por 18 votos favoráveis e 2 abstenções, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou a recondução, por mais três anos, do médico Luis Carlos Wanderley Lima ao cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes de se submeter à sabatina dos senadores, o sanitarista prestou contas de sua gestão e fez um apanhado das atribuições e realizações do órgão desde a sua criação, em 1999.

Segundo Luis Carlos Wanderley, a Anvisa conta hoje com cerca de 1.200 de seus 2 mil funcionários atuando em 116 postos instalados em aeroportos, portos e fronteiras secas. Ao falar do trabalho da agência no controle do fluxo de pessoas e mercadorias pelos principais portões de entrada e saída do país, o dirigente destacou o empenho da instituição em promover a segurança sanitária dos produtos e serviços de saúde à disposição da população.

Dentre as ações implementadas pela Anvisa em 2000, foi destacada a promoção de cerca de 146 mil inspeções técnicas em aeroportos, 136 mil em portos e 17 mil em fronteiras secas. Luis Carlos Wanderley também comentou a liberação, no mesmo período, de quase 200 mil licenças de importação na área de saúde e a aplicação de 339 mil doses de vacina contra a febre amarela.

- A criação da Anvisa é, portanto, a expressão concreta de um amadurecimento político, técnico e jurídico-administrativo que permitiu ao governo e ao Congresso criarem um órgão que reuniu condições de apresentar à sociedade um projeto nacional para a vigilância sanitária do país - declarou.

Luis Carlos Wanderley também fez questão de realçar a sintonia das ações da Anvisa e do Ministério da Saúde, principalmente no tocante à defesa dos medicamentos genéricos, do combate ao tabagismo, do controle da qualidade do sangue e da legislação sanitária brasileira em entidades internacionais de saúde.

Senadoresrevelam preocupação com capacidade técnica e financeira da Anvisa



29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADA MP CRIANDO AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

APROVADA A RECONDUÇÃO DO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

CAS APROVA NOVO DIRETOR PARA AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Aprovadas indicações para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e para a Agência Nacional de Saúde Suplementar

CFC ouve dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Direitos Humanos/CCDH encaminha sugestões à Agência Nacional de Vigilância Sanitária