Recriação da Sudeco é aprovada no Senado



O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, na noite desta quarta-feira (3), substitutivo ao projeto de lei da Câmara de autoria do Poder Executivo que recria a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco), extinta em 1990. A nova Sudeco terá por meta promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável de toda a região, além de ser um instrumento para fortalecer os setores industrial, agrícola e de serviços. A proposta (PLC 119/06 - Complementar), que foi modificada, volta à Câmara dos Deputados.

Com sede em Brasília, a Sudeco - que servirá aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e ao Distrito Federal - também terá por meta, a exemplo das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene), reduzir os desequilíbrios regionais e sociais. Já existe dotação no Orçamento da União de 2009 para a entidade.

A Sudeco vai elaborar o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste, com vigência de quatro anos, e que será revisado anualmente, para definir objetivos e metas norteadores dos planos, programas e ações na região. O projeto cria também o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Atualmente, a região conta apenas com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que são utilizados para empréstimos aos produtores. Com a entrada em vigor do FDCO, os investidores terão acesso a crédito novo para implantar projetos de desenvolvimento e de infra-estrutura.

Estão previstas três fontes de receitas para a Sudeco: dotações orçamentárias consignadas no Orçamento-Geral da União, a taxa de administração do FDCO, equivalente a 2% do valor de cada liberação de recursos, e outras receitas previstas em lei. Emenda acolhida pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) - que relatou a matéria nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) - proíbe o contingenciamento dos recursos dos fundos constitucionais destinados às superintendências de desenvolvimento regionais. O relatório da senadora também foi adotado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Lúcia Vânia agradeceu o apoio dos parlamentares da região Centro-Oeste, em especial o senador Valter Pereira (PMDB-MS), que lhe designou a relatoria da proposição na CCJ. Para Valter Pereira, com a recriação da Sudeco, "realiza-se o sonho de uma região que tem o direito de crescer, que quer crescer e vai ter oportunidade de crescer".

Os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Marisa Serrano (PSDB-MS), Jayme Campos (DEM-MT), Sérgio Guerra (PSDB-PE), José Agripino (DEM-RN) e Wellington Salgado (PMDB-MG) também comemoraram a aprovação e salientaram a importância da matéria.



03/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recriação da Sudeco é aprovada pela CCJ

Governo pede que Senado aprove projeto de recriação da Sudeco sem alteração

CDR discute recriação da Sudeco

CDR discute recriação da Sudeco

CAE aprova recriação da Sudeco

Rollemberg comemora recriação da Sudeco