Recursos utilizados em programas de transferência de renda poderão vir a ser divulgados na Internet



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vota em turno suplementar nesta quarta-feira (16) projeto do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) que estabelece normas para a divulgação, na Internet, de informações sobre programas de transferência de renda mantidos por estados e municípios com a participação de recursos da União (PLS 17/05). O texto substitutivo ao original apresentado pelo relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi aprovado na última reunião.

O turno suplementar é realizado após a aprovação de um substitutivo, para que esse novo texto possa ser ainda melhorado com sugestões dos demais membros da Comissão. Até agora, o substitutivo recebeu uma emenda, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ainda pendente de parecer. Podem ser apresentadas emendas até o final da discussão da matéria - primeiro item da pauta de 21 deliberações da reunião prevista para se iniciar às 10 horas. O projeto tem decisão terminativa.

O segundo item é o projeto de lei complementar (PLC 119/06) encaminhado pelo Poder Executivo que recria a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). A proposta, relatada pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), estabelece a composição, natureza jurídica, objetivos, área de competência e instrumentos de ação do órgão. A senadora apresentou um substitutivo à proposta, encampando emendas apresentadas pelos senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Marconi Perillo (PSDB-GO). O projeto será votado ainda na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Seguindo a ordem da pauta, estão três projetos tramitando em conjunto: o PLS 79/03, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o PLS 101/05, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que dispõem sobre os direitos dos pacientes em serviços de saúde; e o PLS 103/05, do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que cria o Estatuto do Enfermo. O relator, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apresentou substitutivo favorável ao primeiro e pela rejeição dos outros dois, acatando ainda emenda apresentada pelo próprio Delcídio. A matéria tem decisão terminativa na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O item 4 é a emenda da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado 23/00, que altera a lei das concessões e permissões de serviços públicos (Lei 8.987/95). A matéria é de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR) e o relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), apresentou voto favorável à aprovação da emenda.

O senador Augusto Botelho (PT-RR) também apresentou relatório favorável ao substitutivo da Câmara do projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DR) que torna nulas as cláusulas contratuais de definição de foro caso estas sejam em prejuízo do consumidor (PLS 247/03). Essas duas matérias, se aprovadas, serão analisadas pelo Plenário e, caso vençam mais essa etapa, seguem para a sanção.



11/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recursos do salário-educação poderão ser utilizados no ensino infantil

Renan defende unificação de programas de transferência de renda

Programas de transferência de renda somam mais de R$ 1,5 bilhão em março

“Censo” sobre programas municipais de transferência de renda vai até 16 de dezembro

Consultoria promove seminário sobre programas de transferência de renda

Projeto torna crime fraudes em programas de transferência de renda