Rede de pesquisa vai ajudar a ampliar consumo de pescado no País



O consumo de pescado no Brasil é uma das questões em debate no 2º Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura, que acontece em João Pessoa, na Paraíba, até a sexta-feira(10).

Durante o encontro, estudantes e pesquisadores vão avaliar o desenvolvimento dos trabalhos que estão andamento em 28 núcleos de pesquisa sobre pesca e aquicultura espalhados pelo Brasil. “A pesquisa pode ajudar a elevar a produção em água doce, já que dispomos de 12% do reservatório mundial e esse potencial é pouco explorado”, destacou o diretor de políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Luiz Caldas.

O objetivo do investimento em pesquisa é estimular o consumo e a produção de pescado no País. Até 2008, o consumo de pescado no Brasil era de seis quilos por pessoa ao ano. Neste ano, passou para sete quilos por pessoa. A meta do governo federal é chegar a nove quilos no próximo ano.

Além da preocupação com a produção, a política de incremento à pesca esbarra em questões sociais. Em grande parte da atividade são usados métodos artesanais pelas comunidades ribeirinhas, sem acesso à tecnologia. “No Brasil, os pescadores têm um histórico de exclusão social, política, ambiental e econômica”, disse o secretário de infraestrutura e fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen.

Outra questão discutida no encontro em João Pessoa é a do alto índice de analfabetismo entre os pescadores brasileiros. “Temos comunidades, especialmente no Norte e no Nordeste, com 90% dos pescadores analfabetos”, disse o coordenador nacional de pesca, portos e navegação da Setec, Edmar Almeida.

Fonte:
Ministério da Educação



07/12/2010 16:17


Artigos Relacionados


Ministério da Pesca inicia pesquisa sobre consumo de pescado nas escolas

Rede Brasil Rural quer ampliar consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas

Genéricos representam 13% do consumo de remédios no País, revela pesquisa da Anvisa

Cresce consumo de pescado entre brasileiros

Consumo de pescado no Brasil aumenta 23,7% em dois anos

Projeto no Paraná estimula consumo de pescado na alimentação escolar