Renan Calheiros aplaude redução de desigualdade social no Brasil



Em discurso em Plenário pela liderança do PMDB, o senador Renan Calheiros (AL) manifestou satisfação com o estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a redução de desigualdades sociais nos Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo o levantamento, as desigualdades vêm caindo mais rapidamente no Brasil que em outros países emergentes, o que o senador atribui ao acerto das políticas do governo federal desde o primeiro mandato do presidente Lula:

- A renda familiar tem crescido, em média, 1,8 ponto percentual acima do crescimento do produto interno bruto [PIB]. Isso ocorreu todos os anos entre 2003 e 2010. Na China, por exemplo, a relação é inversa: a renda familiar vem crescendo 2% abaixo do PIB do período. Ou seja, os superlativos crescimentos da China não estão sendo democratizados como no Brasil.

Renan Calheiros também mencionou pesquisa do instituto Gallup que aferiu o grau de otimismo da população de 146 países A pesquisa aponta que, em relação a uma perspectiva para os próximos cinco anos, o Brasil é "recordista em otimismo", com avaliação de 8,7 numa escala até 10.

- Esta manifestação de otimismo está intrinsecamente associada à confiança que os brasileiros depositam em seus governantes e na atual política econômica - comentou, elogiando as políticas de austeridade, crescimento sustentável e redução das injustiças.

Em aparte ao pronunciamento de Renan Calheiros, o senador José Pimentel (PT-CE) manifestou sua esperança na erradicação da miséria no Brasil até 2015, assinalando a importância da base parlamentar no apoio às medidas do governo.



13/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga comemora redução da desigualdade social no Brasil

Redução da desigualdade social é tema de debate no Senado

Ipea debate redução da desigualdade social na quarta-feira

Ideli comemora resultados de pesquisas que apontam redução da desigualdade social

Faltam políticas públicas no setor de infraestrutura para redução da desigualdade social, dizem pesquisadores

Tião Viana cita estudo que destaca a redução da desigualdade social pelo Bolsa Família