Refinanciamento de débitos com programa para ensino superior tem prioridade na pauta do Plenário



Duas medidas provisórias (MPs) entram na pauta da sessão plenária deliberativa desta terça-feira (2), que começa às 14h30, e passam a ter prioridade em relação às demais proposições, impedindo outras votações enquanto não forem examinadas. A MP nº 141/2003 trata da renegociação de débitos de 165 mil estudantes com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e a MP nº 142/2003 tem por objetivo afastar risco de créditos do Banco Central nas operações de importações junto a instituições financeiras dos países que integram a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e a República Dominicana.

Os senadores ainda não chegaram a acordo sobre dois projetos de lei de conversão (PLVs nºs 1 e 2 de 2004), decorrentes das MPs nº 144 e 145 de 2003, que modificam a gestão do sistema elétrico. Incluídos na pauta da convocação extraordinária do Congresso, os projetos voltam a constar da pauta da sessão plenária do Senado desta terça-feira e também precisam ser votados com prioridade para liberar as demais votações.

Outra matéria a ser votada é o projeto de resolução nº 68/2003, que autoriza a Prefeitura de São Paulo a contratar crédito externo, com garantia da União, no valor de US$ 100,4 milhões, para financiamento de obras de recuperação no centro da capital. A matéria volta à pauta do Plenário de terça-feira da qual consta ainda requerimento do senador Osmar Dias (PDT-PR) solicitando que o projeto de lei da Câmara nº 9/2004, "Lei de Biossegurança", seja examinado também pela Comissão de Educação (CE), por ele presidida, além das comissões para as quais foi inicialmente despachado.

Na quarta-feira (3), se as medidas provisórias e os projetos de lei de conversão já tiverem sido votados, o Plenário deve deliberar sobre projeto de lei da Câmara nº 104/2002 que modifica o Código de Trânsito Brasileiro com objetivo de incluir na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) informações sobre o grupo sangüíneo, o fator RH e a decisão do condutor sobre doação de órgãos. Também constam da pauta acordos internacionais como o que trata do controle da comercialização e descarte de agrotóxicos perigosos.

Requerimento do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), de nº 1.139/2003, também está na pauta de quarta-feira. Ele solicita ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, informações sobre quatro processos instaurados pelo Banco Central sobre o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e seus administradores.

Na sessão de quinta-feira (4), que também começará às 14h30, os senadores devem examinar dois projetos de decreto legislativo (nºs 894 e 895 de 2003) aprovando textos de acordos internacionais. O primeiro refere-se à Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes e o segundo é o Acordo de Cooperação com a Alemanha para financiar projetos de preservação na Mata Atlântica e na Amazônia, no valor de 35,3 milhões de euros. Na sexta-feira, o plenário terá sessão não deliberativa, que começará às 9h. Nas sessões de caráter não deliberativo, os senadores fazem pronunciamentos sobre assuntos de interesse do país e dos estados que representam.



01/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em homenagem às mantenedoras de ensino superior, Cristovam pede prioridade à educação básica

Desconto nas mensalidades de ensino superior na pauta da CAE

José Jorge critica programa de bolsas para o ensino superior

PLV 13/12 também estabelece programa de renegociação de dívidas para instituição de ensino superior

Projeto cria programa de bolsa de estudo para alunos carentes do ensino superior

CE analisará programa nacional de bolsas de estudo para alunos do ensino superior privado