Refinaria de petróleo ajuda no combate à desigualdade regional, diz Azeredo



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) cobrou da ministra Dilma Rousseff, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizada nesta terça-feira (3), a imediata construção de uma refinaria de petróleo no Nordeste. Para ele, as refinarias, que geram emprego e renda, são importantes ferramentas de integração, ajudando em muito no combate às desigualdades regionais.

O senador Almeida Lima (PDT-SE), autor do requerimento que resultou na vinda da ministra, disse que a instalação de uma refinaria de petróleo no Nordeste não pode ser encarada como um favor do governo, mas como um direito conquistado que certamente trará resultados positivos para toda a região.

Já os senadores Rodolpho Tourinho e César Borges, ambos do PFL da Bahia, afirmaram que o Brasil jamais poderá ter um pólo petroquímico forte, caso continue a importar a nafta. Dilma Rousseff concordou e observou que a nafta é um combustível estratégico.

A ministra chegou a admitir, em resposta ao senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que a fiscalização nos postos de combustíveis em todo o país é feita por amostragem. Para ela, falta estrutura, inclusive de pessoal, para que o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) possam fiscalizar os milhões de postos. Sobre o tabelamento de combustíveis, a ministra foi enfática: -Trata-se de um método ultrapassado e extremamente ineficiente-.

Com relação à eficiência das agências reguladoras, a exemplo da ANP, Dilma Rousseff disse que elas não estão cumprindo as suas missões por falta de estrutura, a começar pelo quadro de pessoal reduzido e pela falta de condições financeiras. -A ANP, para cumprir o seu papel, tem que ter poder de polícia-, enfatizou a ministra.

O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) aconselhou a ministra a ter todo o cuidado na escolha da parceria para a construção da refinaria de petróleo. Dilma Rousseff, ao responder o senador, informou que o governo vai tomar todas as precauções necessárias para garantir um bom negócio para o país, pois esta é uma ação estratégica. E lembrou que a construção de uma refinaria de petróleo sai ao custo de US$ 2 bilhões.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Divisão dos 'royalties' não combate a desigualdade regional, diz Marcelo Crivella

Tenório diz que R$ 1 bilhão não é suficiente para municípios e defende política de combate à desigualdade regional

Desigualdade regional quase não mudou em 13 anos, diz Ipea

BEZERRA QUER EVITAR QUE PPA AUMENTE DESIGUALDADE REGIONAL

Mão Santa quer refinaria de petróleo no Piauí

Construção de refinaria é parte de política de desenvolvimento regional, afirma ministra