Construção de refinaria é parte de política de desenvolvimento regional, afirma ministra



Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (3) que os investimentos na construção de uma nova refinaria de petróleo, estimados em US$ 2,8 bilhões, terão que obedecer a critérios técnicos e econômicos, mas que a decisão sobre o local para construção da refinaria faz parte de um projeto de desenvolvimento regional do governo federal.

- Um projeto de refinaria tem um valor maior que as considerações técnicas e econômicas. Haverá necessariamente uma decisão política do governo quanto à localização, escorada também em critérios técnicos. Porém, uma decisão com base política sem fundamento técnico não fica de pé. É imprescindível que haja estrutura, parte logística, ou seja, pré requisitos que precisam ser levados em conta - afirmou a ministra.

Rousseff destacou ainda que um investimento de grande porte como o projetado para a refinaria não pode ser feito sem levar em conta a taxa de retorno financeiro já que, apesar de contar com a Petrobras como acionista majoritária, haverá influência de investidores privados dispostos a participar do projeto, pois o governo não tem condições de arcar com o financiamento sozinho.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pauta social fará parte das discussões da Rio+20, afirma ministra do Meio Ambiente

Mercosul deve tornar-se projeto de desenvolvimento regional, afirma Samuel Guimarães

Mozarildo cobra política de desenvolvimento regional consistente

Mota destaca nova política de desenvolvimento regional

Valadares defende política de desenvolvimento regional com participação de comunidades

Valadares defende debate sobre política de desenvolvimento regional