Reforma da Previdência será discutida em comissão especial mista



Os presidentes do Senado, José Sarney e da Câmara dos Deputados, João Paulo, decidiram, nesta quarta-feira (9), criar uma comissão especial, formada de 11 senadores e 11 deputados para debater a proposta de reforma da Previdência. A comissão, explicou Sarney, procurará o consenso entre os integrantes da duas Casas para ganhar tempo na tramitação da proposta.

Sarney lembrou que esse mecanismo já existe institucionalmente em alguns Parlamentos do mundo, como é o caso do Congresso norte-americano. No Brasil, ele lembrou a experiência, em desenvolvimento, com a comissão mista que está analisando as propostas sobre armas de fogo, -com grande êxito-. A idéia, disse, é tentar repetir esse bom resultado com a reforma da Previdência.

A primeira reunião da nova comissão está marcada para esta quinta-feira (10), às 16h. Os integrantes serão indicados pelos partidos representados na Câmara e no Senado, obedecendo à proporcionalidade partidária.

A reunião desta quarta-feira contou, também, com a presença das lideranças partidárias na Câmara e no Senado e do governo. Para o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), a decisão de formar a comissão representa um passo importante na busca mais rápida do consenso entre deputados e senadores.

- Além de antecipar o debate, agilizando a tramitação, será possível elaborar um relatório com ampla convergência, na comissão. Vamos eliminar a inconveniência de repetir, no Senado, a mesma discussão já havida na Câmara - disse Mercadante.

O líder do governo no Sendo adiantou que já na reunião desta quinta-feira o relator da reforma da Previdência na Câmara, José Pimentel, (PT-CE), fará uma exposição dos principais pontos da reforma que já foram debatidos, para ouvir e incorporar as sugestões dos senadores.



09/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma da Previdência será discutida em Plenário a partir de terça-feira

Comissão Mista da Reforma da Previdência reúne-se com relator da matéria na Câmara

JÚNIA: REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVERIA TER SIDO MAIS DISCUTIDA

Destinação dos recursos oriundos do pré-sal para a Previdência será discutida na CAS

Reforma do Código Penal será votada por comissão especial na próxima terça

Reforma do Judiciário será discutida no programa Debate Brasil