Reforma da Unidade de Queimaduras do HC é concluída



O atendimento é realizado em condição de emergência e assistência ambulatorial

A Unidade de Tratamento de Queimaduras do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP, acaba de concluir reforma que modernizou suas instalações. As obras possibilitaram a criação de sala de fisioterapia específica para atendimento do paciente internado. Segundo o responsável pelo setor, o cirurgião plástico David Gomez, os exercícios de fisioterapia e terapia ocupacional ajudam a prevenir seqüelas nos pacientes. A imobilidade dos segmentos articulares pode provocar rigidez nas articulações, causando posterior limitação funcional de movimentos.

Além disso, os quartos foram remodelados, assim como outros setores. O centro cirúrgico, por exemplo, recebeu melhorias a fim de continuar apto à realização de avançados procedimentos de transplante de pele. São atendidos, em média, 250 casos por mês de vítimas de queimaduras de segundo e terceiro graus, causadas por agentes térmicos, elétricos e químicos.

Elas destroem a pele em extensão variável, podendo levar a graves incapacidades e, até mesmo, à morte. O atendimento é realizado em condição de emergência e assistência ambulatorial. A unidade possui 18 leitos: seis na UTI, usados para tratamento da fase aguda da doença, e 12 destinados a tratamento imediato.

Assistência integrada – Segundo o titular da disciplina de cirurgia plástica da FMUSP e diretor da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do HC, professor Marcus Castro Ferreira, a filosofia atual no tratamento dos queimados implica a assistência integrada. “O paciente recebe tratamento na fase aguda (passa por cirurgias para a resolução das lesões agudas), na reabilitação e no tratamento cirúrgico das seqüelas”.

Além da equipe de cirurgiões plásticos especializados, a unidade conta com médicos intensivistas, pediatras, anestesistas, enfermeiros especializados, psicólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Associado ao tratamento assistencial do paciente, há o desenvolvimento da parte didática para a capacitação de profissionais de todo o Brasil e de pesquisas, nas diferentes áreas do tratamento das queimaduras”, enfatiza Marcus Ferreira.

Do Instituto Central do HC

(M.C.)



06/24/2008


Artigos Relacionados


Sarney: "Reforma já chega concluída ao Senado"

REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA DEVE SER CONCLUÍDA EM BREVE

REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA DEVE SER CONCLUÍDA EM BREVE

Votação de reforma eleitoral deverá ser concluída na próxima semana

Sarney: proposta de reforma administrativa está concluída e será votada em 2010

Primeira parte da reforma administrativa estará concluída até o Natal, prevê Heráclito