Reforma política deve manter conquistas democráticas, diz Lídice da Mata



Em pronunciamento nesta terça-feira (16), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que um projeto de reforma política não pode retroceder na garantia dos direitos assegurados pela Constituição de 1988. Ela também voltou a sugerir a constituição de uma comissão para iniciar negociações com a Câmara dos Deputados no sentido de produzir um esboço de reforma política.

- Não posso entender uma reforma política que não seja para democratizar o acesso da população à representação política no Parlamento. Não posso pensar em um projeto que não garanta a participação de mulheres e negros no Parlamento – afirmou.

Apesar de reconhecer progresso na representação política ao longo dos anos, Lídice da Mata disse que o Parlamento ainda é composto majoritariamente pela elite econômica do país.

A senadora observou ainda que as manifestações de rua das últimas semanas não se contrapõem à democracia representativa, mas clamam por mais espaço, participação e representação eficiente, “com a cara do povo brasileiro”.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata elogia decisão de Dilma em manter a Secretaria de Política de Mulheres

Lídice da Mata defende reforma política contra escândalos

Lídice da Mata destaca conquistas no combate ao racismo

Lídice da Mata: Senado precisa manter tom de diálogo para representar o povo brasileiro

Lídice da Mata cobra política nacional de armazenagem

Lídice da Mata defende maior inserção da mulher na política