Reforma processual será o grande debate no primeiro semestre de 2005, diz Jobim



Em entrevista após a sessão de promulgação da reforma do Judiciário, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que o Executivo deverá enviar ao Congresso, até o final deste ano, os projetos de reforma processual. Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, esse será "o grande debate" no primeiro semestre do próximo ano. São 14 projetos no total. De acordo com o relator da reforma no Senado, senador José Jorge (PFL-PE), sete projetos já estão tramitando e são de autoria dos deputados e os outros sete serão enviados pelo Executivo.

Durante a solenidade de promulgação da emenda à Constituição (45/04) da reforma do Judiciário, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo, informou que deverá ser instalada em 2005 a comissão mista de deputados e senadores que irá elaborar os projetos de lei para regulamentar dispositivos da matéria. A comissão deverá estudar também reformas nos Códigos processuais, segundo disse João Paulo.

Vigência imediata

De acordo com o relator da matéria no Senado, poderá entrar em vigor imediatamente, segundo o texto promulgado nesta quarta-feira, boa parte da súmula vinculante; a autonomia das defensorias públicas; a federalização dos crimes com os direitos humanos; e a parte relativa à administração interna do Judiciário, como a que institui a quarentena de três anos para juízes exercerem a advocacia no mesmo tribunal a que estavam ligados, e o fim das férias forenses coletivas. O Conselho Nacional da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público terão prazo de seis meses para instalação e designação de seus integrantes, informou José Jorge.

Para que a população tenha acesso de fato a uma Justiça mais célere, Jobim disse considerar que a promulgação de parte da reforma nesta quarta-feira pelo Congresso representa o primeiro passo. Falta ainda, acrescentou ele, a votação dos itens que retornaram para a Câmara, a reforma processual e, ainda, a reforma gerencial total do Judiciário.



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quase 11 mil trabalhadores conseguiram emprego na Grande SP pelo Emprega São Paulo no primeiro semestre

Jobim debate na CCJ a reforma do Judiciário

Nanossatélite nacional será lançado no primeiro semestre

Nelson Jobim debate reforma do Judiciário na CCJ

Osmar Dias defende aprovação da reforma política ainda neste primeiro semestre

Garibaldi quer dar prioridade ao debate da reforma política no segundo semestre