Regras para construções de aeródromos serão debatidas em workshop
As principais dúvidas sobre a construção de edificações no entorno dos aeródromos (objetos projetados no espaço aéreo) poderão ser esclarecidas em um workshop que está sendo planejado para o início de 2014 em São Paulo (SP).
Coordenado pelo 4º Comando Aéreo Regional (Comar IV), em parceria com o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e Prefeitura Municipal de São Paulo, o evento tem o objetivo de orientar técnicos da prefeitura local sobre como proceder em relação à Portaria n° 256/GC-5, de maio de 2011. O documento regulamenta o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei n° 7565, de 19 de dezembro de 1986) no que se refere às construções novas ou ampliações ao redor de aeródromos.
"O objetivo dessa Portaria é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas. Esses parâmetros técnicos observados para as construções no entorno dos aeródromos promovem mais segurança para os pilotos, passageiros e também para os moradores dessas localidades”, analisa o Capitão Samuel Boschetti, Chefe do Serviço Regional de Engenharia do 4º Comar (Sereng-4).
Os interessados em construir nas áreas próximas aos aeroportos devem protocolar o processo no Comar de sua jurisdição. A organização então faz a avaliação técnica, baseada em pareceres técnicos dos órgãos regionais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e tem um prazo médio entre 60 e 120 dias para a emissão do parecer conclusivo. Nos processos referentes ao 4º Comar, por exemplo, o solicitante pode fazer o acompanhamento online. Basta entrar no site, clicar na aba “Serviço Regional de Engenharia”, e por fim em “Implantações”.
As sanções previstas para quem descumprir as normas vão desde multa, suspensão e cassação de licenças ou autorizações, até embargo da obra.
Fonte:
27/11/2013 12:28
Artigos Relacionados
Regras para o pré-sal serão debatidas em ciclo de audiências na CI
Regras para licitações de obras da Copa serão debatidas pela Comissão de Orçamento
Novas regras para revogação de mandatos são debatidas na CCJ
Normas para a vigilância sanitária serão debatidas em subcomissão
Construções centenárias em Rio de Contas (BA) serão restauradas
Metas fiscais serão debatidas na CMO