Regulamentação do direito de resposta deve ser votada no dia 18




Senador Roberto Requião, autor do projeto

O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (4) que o PLS 141/2011, que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação, será votado pelo Plenário durante o esforço concentrado anunciado para a semana do dia 16 ao 20 deste mês. O projeto, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), deve constar da pauta do dia 18.

Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em maio, o PLS 141/2011 dá sete dias para o veículo publicar ou transmitir a resposta ou retificação, contados do recebimento do pedido. Caso não haja concordância, aquele que se considera vítima de matéria inverídica pode recorrer à Justiça, assegurado rito especial com duração máxima de 30 dias até a prolação da sentença.

Nos termos da proposta, a resposta ou ratificação deverá ter o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão ou duração da matéria que a ensejou. Se determinada pelo juiz, o prazo para publicação ou transmissão não poderá ser superior a 10 dias.

Para garantir o cumprimento do direito, o juiz poderá ainda determinar multa por atraso, remoção de pessoas e coisas e suspensão das atividades dos veículos por até 90 dias.



04/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regulamentação da Emenda 29 deve ser votada nesta quarta

Emília pede direito de resposta

Vai a votação direito de resposta a matérias jornalísticas

Partidos brigam no TSE por direito de resposta nos guias

Enviado à Câmara projeto sobre direito de resposta

CCJ volta a analisar direito de resposta nos meios de comunicação