Rejeitado projeto que regula descredenciamento de profissionais dos planos de saúde



 

O projeto de lei do senador Lobão Filho (PMDB-MA) que trata do descredenciamento de prestador ou de profissional de saúde pelos planos de saúde foi rejeitado nesta quarta-feira (28) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria havia recebido voto favorável do relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), cujo relatório foi lido pelo senador João Durval (PDT-BA). Porém, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO)
apresentou voto em separado pela rejeição da proposta, o qual foi aprovado pela comissão.

Apesar de reconhecer que são necessárias regras mais precisas para disciplinar as relações entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e os prestadores de serviços, o senador Cyro Miranda explicou que tal regulação é atribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Ele informou que a ANS vem aprimorando a regulação do credenciamento e descredenciamento de prestadores de serviço junto às operadoras. Ao Congresso Nacional, observou, cabe fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento da questão.

A regulação proposta por Lobão Filho, na avaliação do senador Paulo Davim (PV-RN), não dá segurança aos profissionais de saúde por se apresentar de forma vaga.  Ele disse apoiar a rejeição da proposta por considerar que existem muitas falhas no texto. Ele informou que são 46 milhões de usuários de planos de saúde, e a proposta não iria resolver os “gargalos” da relação operadora-prestador e operadora-usuário.



28/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova projeto que regula publicidade de profissionais de saúde

PLANOS DE SAÚDE: PROJETO REGULA SETOR QUE PODE MOVIMENTAR ATÉ R$ 70 BI POR ANO

Descredenciamento de prestadores em planos de saúde pode ter regras mais rígidas

Descredenciamento de prestadores em planos de saúde pode ter regras mais rígidas

CAS vota projeto que fixa reajuste para profissionais credenciados por planos de saúde

Projeto regula uso de colete a prova de balas por profissionais da imprensa em operações policiais