CAS aprova projeto que regula publicidade de profissionais de saúde



A publicidade médica, odontológica e de enfermagem poderá passar a ser regulada pelos respectivos códigos de ética profissional. É o que determina projeto de lei do senador Paulo Davim (PV-RN), aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

O projeto de lei do Senado (PLS 70/2012), explicou o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), também revoga o Decreto-Lei 4.113/1942, que trata dos limites e vedações à divulgação dos serviços de médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros. O autor considera “indispensável” a revogação do decreto-lei, instituído na Era Vargas, e cuja existência, em sua opinião, “já não faz mais sentido”.

A proposta ainda altera as leis que regulamentam os conselhos de fiscalização das três profissões para delegar a eles a regulamentação da publicidade de seus profissionais.

Para Davim, médico de formação, a atualidade das regras aplicáveis à publicidade dos profissionais de saúde depende de uma revisão periódica das disposições. A seu ver, a melhor forma de isso ser feito é por meio de normas emitidas pelo órgão fiscalizador do exercício profissional, como já se verifica com relação à advocacia, que tem seu código de ética editado e alterado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No que se refere aos médicos, Davim observou que as vedações à publicidade, previstas nesse decreto, já foram acolhidas pelo Código de Ética Médica, recentemente reforçado por uma resolução do Conselho Federal de Medicina sobre o tema.

O senador Paulo Davim acrescentou que a atualização pode ainda contribuir para modernizar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que replicam vedações referentes à publicidade médica. A seu ver, haverá “maior proteção ao consumidor e compatibilidade com os usos e costumes atuais”.



31/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rejeitado projeto que regula descredenciamento de profissionais dos planos de saúde

Projeto que regula publicidade estatal deverá ser votado pela CAE

Projeto que regula publicidade médica deve ser votado na próxima semana

Publicidade de profissionais de saúde pode ser regulada por códigos de ética

Projeto regula uso de colete a prova de balas por profissionais da imprensa em operações policiais

CAS APROVA PROJETO QUE REGULA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR