RELATOR APRESENTA CONCLUSÕES SOBRE BASA E CPI OUVE DEPOIMENTO DE BEATRIZ RONDON



A Comissão Parlamentar de Inquérito que está apurando denúncias de irregularidades no Poder Judiciário reúne-se na próxima quarta-feira (dia 3), às 17 horas, para que o seu relator, senador Paulo Souto (PFL-BA), apresente o relatório sobre o caso, investigado pela CPI, da condenação bilionária sofrida pelo Banco da Amazônia S.A. (Basa). Na mesma reunião, os senadores tomarão o depoimento de Beatriz Rondon Joaquim, que está movendo uma ação cobrando parte da herança deixada por seu pai, que teria ficado integralmente com seu meio-irmão, um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O processo que condenou o Basa a indenizar a Sociedade Anônima Brasileira da Indústria da Madeira (Sabim) envolve valores que chegam a R$ 81 bilhões, de acordo com cálculos efetuados por peritos contábeis da Justiça do Pará, e que foram denunciados à CPI. O valor, segundo o relator Paulo Souto, representa, por exemplo, quatro vezes o patrimônio da Petrobrás, a maior empresa brasileira.
Na segunda parte da reunião da quarta-feira, os senadores ouvirão Beatriz Rondon, sobre um caso denunciado pelo juiz Leopoldino Marques do Amaral, assassinado no início de setembro. Herdeira do ex-desembargador Péricles Rondon, de quem o desembargador Ernani Vieira de Souza era enteado, ela acusa seu meio-irmão de ter usado de sua influência no TJMT para se apossar de todo o espólio, que teria Beatriz como única herdeira legítima.

29/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator apresentará conclusões sobre violação do painel eletrônico

CPI DO JUDICIÁRIO TOMA NESTA 3ª-FEIRA DEPOIMENTO DA PRESIDENTE DO BASA

Beatriz Azevedo se apresenta no Teatro Sérgio Cardoso

Heloísa Helena ouve depoimento da jovem Fabíula sobre fotos no ministério

Relator redigiu conclusões sem consultar colegas

RELATOR OUVE OPINIÃO DE DELFIM SOBRE PROPOSTAS PARA BC