CPI do Leite constata dumping



 
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o preço do leite ouviu ontem(31/10) o representante do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, frei Sérgio Görgen, o presidente da Cotribá, Celso Krug, e o presidente da Fecoagro - Federação das Cooperativas Agropecuárias, Rui Polidoro Pinto.

Para o relator da CPI, deputado Giovani Cherini (PDT), a principal constatação dos trabalhos foi a prática de dumping, que é uma diminuição dos preços por parte das grandes empresas, o que sufoca os pequenos produtores, que, após este sufocamento, retornam aos preços normais.

Outra constatação é a prática do rapel, que é o contrato dos supermercados com as indústrias, que são obrigadas a efetivar uma espécie de doação de mercadorias, para disponibilizar os produtos em seus estandes.

O frei Sérgio, representando o MPA, informou que o baixo preço pago pelas indústrias do setor aos pequenos produtores é uma prática para induzi-los à exclusão do mercado, concentrando a atividade nos grandes produtores. "A exclusão só não é maior porque a produção ainda está bastante concentrada nos pequenos. Temos que evitar esta tragédia social".

O deputado Giovani Cherini destacou que a CPI já está fundamentada e bem encaminhada. Segundo Cherini, "vamos chegar em seguida nas grandes redes de supermercados, que é onde fica a maior parte do bolo".

A CPI instalada em Minas Gerais constatou que o lucros dos grandes supermercados chega a 200% nos queijos e a 46% no leite longa-vida.

Para o presidente da Cotribá, cooperativa do município de Ibirubá, o monopólio do setor das embalagens, atualmente controlado pela Tetra Pak, pode ser um fator determinante do alto preço cobrado. Apesar de afirmar não ter conhecimento da composição de seus custos, Krüg acredita que R$ 0,10 por unidade seria um bom valor para as embalagens, ao contrário dos R$ 0,20 atribuídos ao produto.

Para a próxima sessão da CPI, na segunda-feira, dia 05 de novembro, às 15 horas, serão convocados o ex-presidente da CCGL e atualmente diretor da Elegê, Frederico Dür, e Mário dos Santos, presidente da Associação Gaúcha dos Criadores de Gado Holandês e membro da Federação dos Criadores de Raças.

11/01/2001


Artigos Relacionados


CPI do Leite recebe denúncia de dumping em Pelotas

CPI do Leite: Pequenos produtores confirmam rapel e dumping

Relator constata ineficiência da inspeção no leite

CPI constata que financiamento de resfriadores de leite fica só no papel

Cooperativa denuncia dumping da Elegê

Garibaldi se solidariza com produtores de camarão, acusados de "dumping" pelos EUA