Relator da CPI dos Bancos defende Henrique Meirelles



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bancos, senador João Alberto de Souza (PMDB-MA), defendeu nesta terça-feira (17) o candidato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Banco Central, Henrique Meirelles. Souza garantiu que o relatório final da CPI, realizada em 1999, em nenhum momento menciona o nome de Meirelles entre os responsáveis por operações suspeitas que teriam sido realizadas pelo Banco de Boston, então presidido por Meirelles.

- O relatório da CPI foi enviado ao Tribunal de Contas da União, e nada foi apurado ou apontado contra o senhor Henrique Meirelles, que terá o meu voto favorável -disse o senador.

João Alberto disse que o Banco de Boston atuou dentro da lógica de qualquer instituição bancária, que é a de ganhar dinheiro.

- O erro foi do governo brasileiro, que manteve por longo tempo uma paridade cambial totalmente falsa e foi danosa para o país - disse.

O senador Saturnino Braga (PT-RJ), por sua vez, apelou ao atual presidente do BC, Armínio Fraga, para que esclarecesse qualquer dúvida em relação a favorecimentos a alguns bancos, entre os quais o Banco de Boston.

- Seria conveniente que tudo fosse esclarecido, para tranqüilidade geral - disse Saturnino.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Termina audiência da CAE com Henrique Meirelles

Começa audiência com Henrique Meirelles na CAE

Começa audiência com Henrique Meirelles

Rebelo diz que MP não é para proteger Henrique Meirelles

Henrique Meirelles fala na Comissão de Orçamento

Henrique Meirelles participa de audiência pública na CAE