Relator vai propor adiamento de processo de Renan no caso Schincariol
Em reunião transferida desta quarta-feira (19) para o próximo dia 27, o Conselho de Ética vai votar parecer do senador João Pedro (PT-AM) propondo o sobrestamento da representação do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposto tráfico de influência em benefício da cervejaria Schincariol. Segundo informou o próprio João Pedro nesta terça-feira (18),por volta das 19h, há um consenso de que é melhor esperar os resultados das investigações que a Câmara dos Deputados está fazendo sobre a mesma denúncia.
A mudança de data da reunião, anunciada no final da sessão plenária desta terça-feira (18) pelo presidente do conselho, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), deveu-se a um pedido do PSOL para que primeiramente a Mesa Diretora do Senado decida se acolhe mais uma representação contra Renan - desta vez para investigar se ele participou de um esquema de arrecadação de fundos para o PMDB com o favorecimento ao banco BMG.
- Sobrestar não é enrolar, mas confiar na responsabilidade da Câmara e, a partir dos resultados obtidos lá, formar um melhor juízo em relação à denúncia da revista Veja - explicou o senador, que até a segunda-feira (17) dizia estar satisfeito com as informações prestadas pelo PSOL e por Renan - e pronto para apresentar seu relatório.
Nesta terça, porém, João Pedro participou das intensas negociações que tiveram lugar no Senado em torno do futuro dos processos contra o presidente do Senado, e que atingiram seu clímax durante a sessão plenária.
- Ele queria arquivar a representação, mas nós o convencemos a sobrestá-la - disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
- Espero que meu parecer seja vitorioso, uma vez que o elaborei procurando espelhar o consenso entre os 15 membros do conselho - disse o relator.
Uma das propostas que ganharam corpo durante as negociações desta terça, de acordo com João Pedro e o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi a anexação do processo relativo à Schincariol a outros dois: o que trata da utilização de terceiros para a compra de rádios em Alagoas, movida pelo PSDB e o DEM, aguardando relator, e o que pode resultar da nova representação, também apresentada pelo PSOL, que trata do suposto esquema de fundos para o PMDB.
- Para a população, é difícil entender como um parlamentar vota pela cassação numa representação e pela absolvição em outra - argumentou João Pedro, que no conselho, em votação aberta, pediu a cassação de Renan.
O relator disse que o próprio PSOL estava a favor de juntar os três processos. Segundo Alvaro Dias, a anexação teria sido uma idéia dos oposicionistas, mas condicionada à instituição do voto aberto para os casos de cassação de mandato. Embora concordando tecnicamente com o apensamento dos processos, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que seria preciso "avaliar melhor politicamente o assunto". De todo modo, defendeu a idéia de um "um relatório só" para as três denúncias, em caso de anexação.
- O que estamos examinando é o mandato do senador Renan Calheiros, é o conjunto do seu comportamento - analisou a líder do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), enquanto no Plenário o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) pedia que Renan se afastasse da Presidência do Senado.
Um dos principais defensores de Renan, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) apresentou-se como uma voz contrária à anexação em andamento, embora estivesse disposto a concordar com o sobrestamento do caso Schincariol.
- Não podemos misturar banana com maçã, senão acabaremos votando uma vitamina - afirmou, em tom alegórico.
Para o líder do DEM, senador José Agripino (RN), o futuro político de Renan está condicionando a votação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). Agripino disse que seu partido vota a CPMF, desde que sejam aprovados o fim da sessão e do voto secreto para perda de mandato e o desligamento de membro da Mesa ou comissão processado por quebra de decoro.
18/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relator de processo contra Renan pede explicações à Schincariol
Relator diz que caso Schinchariol terá que aguardar desfecho do primeiro processo contra Renan
Renan diz que ainda nem foi citado no caso Schincariol
João Pedro pede a Renan esclarecimentos sobre caso Schincariol
Renan tem até terça-feira para apresentar defesa sobre caso Schincariol
PSOL apresenta aditamento à representação contra Renan para investigar caso Schincariol