Relatório da CPI da Segurança será prioridade do MP federal




Representando a CPI da Segurança Pública, os deputados Vieira da Cunha (PDT) , Valdir Andres (PPB), Germano Bonow (PFL) e Jorge Gobbi (PSDB) entregaram ontem, em Brasília, ao procurador-geral da República em exercício, Haroldo da Nóbrega, cópia do relatório final, acompanhada de uma notícia-crime contra o governador do Estado, Olívio Dutra, pela prática de prevaricação.

O procurador-geral determinou a autuação da documentação entregue pelos parlamentares, informando que o expediente terá tratamento prioritário em obediência à Legislação Federal que determina que o MP dê preferência à análise de conclusões de Comissões Parlamentares de Inquérito. O procurador-geral titular, Geraldo Brindeiro, reassume o cargo no final do mês quando deverá analisar a documentação e decidir pela denúncia do Governador ao STJ por crime de prevaricação ou pelo arquivamento.

Vieira da Cunha afirmou que a CPI reuniu elementos suficientes para justificar a instauração de processo crime contra o governador. "Tenho convicção de que o procurador-geral da República, ao examinar a farta documentação, as provas e os indícios veementes da participação do governador do Estado nos ilícitos apurados pela CPI, exercerá a sua competência constitucional e o denunciará", adiantou o relator da CPI.

Os deputados anunciaram ainda que retornarão a Brasília no próximo mês a fim de fazer contato pessoal com o procurador Geraldo Brindeiro, colocando-se à disposição para esclarecimentos adicionais e documentos complementares que o chefe do MP federal julgar necessários.

01/09/2002


Artigos Relacionados


Segurança pública será prioridade do Senado até março

Receita Federal já tem relatório solicitado pela CPI da Segurança

Relatório da CPI da Segurança entregue ao Ministério Público Federal

Ministério Público Federal recebe relatório da CPI da Segurança

Receita Federal recebe relatório da CPI da Segurança Pública

Relatório da CPI da Segurança será conhecido hoje à tarde