Relatório da MP 615 será apresentado nesta terça



Está prevista para esta terça-feira (27) a leitura e votação do relatório da Medida Provisória (MP) 615/2013 na comissão mista que analisa a matéria. O texto – que recebeu 104 emendas – autoriza o pagamento de subvenção econômica aos produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da região Nordeste e o financiamento da renovação e implantação de canaviais com equalização da taxa de juros.

VEJA MAIS

Com a subvenção, o governo pretende minimizar os efeitos da estiagem que atinge o Nordeste, possibilitando aos produtores de cana-de-açúcar da região permanecerem no campo, ao mesmo tempo em que resguarda os empregos gerados pela indústria de etanol. Segundo o Executivo, os recursos vão permitir ainda a renovação e a implantação de novos canaviais, o que garantirá o abastecimento de etanol estabilizando as oscilações de preço e de oferta.

Em outro artigo, o texto autoriza a União a emitir títulos da dívida pública mobiliária federal, sob a forma de colocação direta, em favor da Conta de Desenvolvimento Energético (fundo setorial gerido pela Eletrobrás que possibilita a consecução de objetivos da política energética).

Taxistas

À MP 615/2013 foram agregados outros temas na comissão. O relator da matéria na comissão, senador Gim (PTB-DF), antecipou na quinta-feira (22), por exemplo, a incorporação da hereditariedade na licença para exploração do serviço de táxi.

A hereditariedade já foi vetada duas vezes pela presidente Dilma Rousseff: em 2012, quando tratada na Lei 12.468/2011, e este ano, quando incluída na MP 610/2013, transformada na Lei 12.844/2013. O argumento do governo é de que o Congresso Nacional não teria competência para legislar sobre o tema, de responsabilidade dos municípios. Gim explicou que o texto a ser apresentado na comissão desta vez determinará a hereditariedade sem entrar nas competências municipais.

Timemania

A medida provisória também trata da volta dos clubes de futebol para a Timemania, loteria criada com o intuito de sanar as dívidas tributárias dos clubes. O texto determina a transparência para os clubes de futebol e de outras modalidades, que terão de prestar contas sobre os recursos públicos recebidos.

Após leitura e aprovação na comissão mista que a examina, a MP 615/2013, que perde a vigência em 16 de setembro, precisa ainda ser votada nos Plenários da Câmara e do Senado. A comissão mista é presidida pelo deputado João Arruda (PMDB-PR) e tem como vice-presidente o senador Eduardo Amorim (PSC-SE). O relator-revisor é o deputado Josias Gomes (PT-BA).

A reunião da comissão mista está marcada para 11h, no plenário 6 da ala Nilo Coelho.



23/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório final CPI da Petrobras será apresentado nesta terça

Relatório sobre Jader será apresentado nesta terça-feira

Relatório preliminar da LDO deve ser apresentado nesta terça

Relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo será apresentado na terça-feira

Relatório final da Subcomissão das Terras-Raras será apresentado na terça-feira

Relatório sobre MP que compensa perdas de estados com ICMS será apresentado na terça