Relatório norte-americano elogia Brasil no combate ao terrorismo



Um relatório sobre terrorismo global divulgado pelos Estados Unidos elogia as medidas tomadas pelo Brasil no combate ao terrorismo na América Latina. O documento também aponta a preocupação daquele País com a presença de simpatizantes de grupos radicais islâmicos como o libanês Hezbollah e o palestino Hamas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.


“A estratégia de combate ao terrorismo do Brasil consistiu em impedir terroristas de usar o território brasileiro para facilitar ataques ou levantar recursos, monitorar e acabar com atividades criminosas transnacionais que poderiam apoiar ações terroristas”, aponta o documento divulgado nesta quinta-feira (5).


A Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) são mostradas no relatório como os órgãos responsáveis pelo combate ao terrorismo no País. O Departamento de Estado dos Estados Unidos abordou, porém, a possibilidade da existência de grupos extremistas islâmicos na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

 

O documento apresentado ao Congresso americano apontou a organização extremista Al-Qaeda, com liderança no Paquistão, como a principal ameaça terrorista aos Estados Unidos. Segundo as autoridades, a Al-Qaeda “provou ser um grupo terrorista adaptável e resistente, cujo desejo de atacar os Estados Unidos e interesses americanos no exterior continua forte”.

 

O governo norte-americano também destacou o avanço da rede extremista na África, por meio do Noroeste da Somália e do Iêmen, região classificada como "altamente instável e um ambiente permissivo para trânsito e treinamento de terroristas".

 

O documento classificou o Irã, a Síria, Cuba e o Sudão como estados patrocinadores de atividades terroristas. De acordo com o governo norte-americano, o Irã é o principal patrocinador do terrorismo e Cuba apoia grupos armados, como as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Liberação Nacional (ELN).

 


Fonte:
Agência Brasil


 



11/08/2010 21:03


Artigos Relacionados


AGRIPINO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE CONGRESSO AMERICANO NORTE-AMERICANO

Suplicy sugere inclusão de crítica a muro norte-americano no relatório da CPI

Brasil investe no combate ao terrorismo e à lavagem de dinheiro

Brasil participa de reuniões em Paris sobre combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo

Brasil assina declaração de 53 países para unificar combate ao terrorismo nuclear

Brasil promove produtos de moda e design no mercado norte-americano