Suplicy sugere inclusão de crítica a muro norte-americano no relatório da CPI



Uma sugestão do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) inspirou uma das recomendações do relatório final da CPI da Emigração. Esse documento propõe "manifestar ao governo norte-americano a objeção da comissão ao recrudescimento de medidas repressivas contra emigrantes não documentados, especialmente a [que determina] construção ou expansão de muros na fronteira entre o México e os Estados Unidos".

- A CPI resolveu incorporar minha sugestão, a qual já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional [CRE] - explicou o senador.

Suplicy argumentou que "a expansão do muro é inadequada, sobretudo devido à intenção dos Estados Unidos de inaugurar a Área de Livre Comércio das Américas [Alca], estendendo-a do Alasca à Patagônia, com liberdade de movimento de bens, serviços e capitais".

- Mas a real integração econômica e social se dá, como o demonstra a União Européia, com a livre movimentação de seres humanos - ressaltou ele, acrescentando que "esse muro em expansão contradiz a tradição de liberdade dos Estados Unidos".

12/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba

AGRIPINO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE CONGRESSO AMERICANO NORTE-AMERICANO

Relatório norte-americano elogia Brasil no combate ao terrorismo

Lauro critica maniqueísmo de George Bush e belicismo norte-americano

Tebet critica secretário norte-americano por declarações prejudiciais ao Brasil

Tebet critica secretário norte-americano por declarações prejudiciais ao Brasil