Renan abre sessão para votar novas regras do FPE e outros projetos urgentes



VEJA MAIS

O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu às 13h24 sessão plenária destinada a votar o texto que estabelece novas regras para distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE), que chegou da Câmara dos Deputados hoje. O novo rateio do FPE precisa ser votado com urgência porque vence na quinta-feira (27) o prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal para definição das regras pelo Legislativo.

Ao chegar nesta quarta-feira (26) ao Congresso, Renan Calheiros disse que essa votação não pode demorar, sob  o risco de os estados brasileiros ficarem numa situação de insegurança. Além do FPE, os senadores podem votar o projeto que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação e a saúde e o que torna a corrupção crime hediondo. Na sessão desta quarta, os senadores devem também aprovar a votação em regime de urgência para o projeto de Renan Calheiros que institui o passe livre para estudantes.

Encontro com Dilma

Uma das primeiras providências de Renan Calheiros, ao abrir a sessão plenária, foi resumir a conversa que, ao lado do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, teve na véspera com a presidente da República. Ele disse que Dilma Rousseff ouviu atentamente as sugestões levadas como resposta às suas propostas para atender as manifestações em curso no país.

De acordo com Renan, a presidente discutiu cada ponto das sugestões e ficou entusiasmada com as ideias ali defendidas. Entre as proposições apresentadas, ele mencionou o projeto que exige ficha limpa para os servidores dos três poderes; o que prevê punição mais dura para juízes e promotores condenados; o que transforma a corrupção em crime hediondo; e o que acaba com o benefício previdenciário do auxilio-reclusão.

Conforme Renan, a presidente ficou muito bem impressionada com sua proposta de criação do passe livre para estudantes regularmente matriculados e com frequência comprovada em instituição de ensino.

A respeito dessa iniciativa, Renan disse que ela teve também muito boa repercussão nas redes sociais, atraindo mais de 12 milhões de registros, além do apoio de governadores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

- Com certeza, teremos o apoio das ruas, porque esse é o principal pleito das ruas. Mais uma vez, peço a contribuição da Casa para que possamos avançar nessa pauta – disse.

Ao mesmo tempo, ele pediu aos senadores que assinassem essa proposta, tornando-se coautores de um projeto, em sua avaliação, capaz de atender a um dos principais pleitos que mobiliza as ruas.

Outras votações

O presidente informou que também podem ser votados nesta tarde temas como a ficha limpa para os servidores públicos federais e o serviço civil obrigatório para os egressos dos cursos de Medicina.

Renan também anunciou que será votado regime de urgência para os projetos referentes ao financiamento da saúde, à criação do passe livre para estudante, à punição dos juízes e promotores condenados por corrupção e ao exercício da iniciativa popular na elaboração de leis.



26/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria abre inscrições com novas regras para projetos de inclusão social

Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios

Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios

CAE pode votar novas regras para casas lotéricas

CE deve votar projetos que criam novas novas datas comemorativas

Congresso aprova 11 projetos e abre crédito global de R$ 2,7 bilhões para ministérios e órgãos de outros Poderes