Renan aceita 31 emendas em parecer sobre a anistia



A Comissão Mista instalada para analisar a Medida Provisória (MP) nº 2.151-3, que regulamenta dispositivo sobre a anistia aos que foram atingidos em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988, reúne-se nesta terça-feira (11) para discutir e votar o parecer do relator da matéria, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O senador elaborou um projeto de lei de conversão sobre a medida, no qual aceitou 31 das 109 emendas apresentadas pelos parlamentares e introduziu várias modificações de sua autoria, visando a aperfeiçoar a MP baixada pelo Executivo no dia 26 de agosto de 2001.

Entre as emendas acatadas pelo relator, destaca-se a do deputado Waldir Pires (PT-BA), que garante ao anistiado, além da reparação econômica, também a readmissão e a promoção na inatividade, que deverão ocorrer às custas do Tesouro Nacional. Outras duas emendas acatadas são de autoria do deputado Fernando Coruja (PDT-SC): uma estende os benefícios da anistia aos servidores públicos e trabalhadores civis de setores considerados estratégicos e que foram demitidos por adesão a movimentos grevistas e a outra propicia ao anistiado político ou seu dependente o direito de solicitar, a qualquer tempo, a revisão do valor da correspondente prestação mensal de reparação, permanente e continuada.

O projeto de lei de conversão de Renan Calheiros prevê ainda, entre os direitos do anistiado, a conclusão do curso, em escola pública, ou, na falta desta, com prioridade para bolsa de estudo, a partir do período letivo interrompido, na condição de estudante, ou ainda o registro do respectivo diploma para os que concluíram curso em instituições de ensino no exterior, mesmo que tal curso não tenha correspondência com cursos existentes no Brasil.



10/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova parecer sobre emendas à PEC dos precatórios

APROVADO PARECER DE DARCY RIBEIRO SOBRE EMENDAS DE PLENÁRIO Á LDB

BENI VERAS APRESENTA PARECER SOBRE EMENDAS NESTA 5ª-FEIRA

Comissão analisa parecer a emendas feitas ao relatório preliminar sobre o Orçamento de 2004

Comissão aprova parecer de Quintanilha sobre emendas da Câmara ao projeto que regulamenta o exercício da Arquitetura e do Urbanismo

Parecer sobre segunda representação contra Renan vai ser apresentado na terça