Renan anuncia acordo para que reforma tributária comece a tramitar pelo Senado



O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), anunciou em Plenário que fechou com os líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do PFL, José Agripino (RN), um acordo para possibilitar o início da tramitação da proposta de reforma tributária pelo Senado, em vez da Câmara dos Deputados. Desta forma, explicou Renan, a reforma da Previdência Social começaria pela Câmara, de forma simultânea, o que permitiria mais rapidez e a aprovação das duas reformas ainda no primeiro semestre.

Renan Calheiros, José Agripino e Arthur Virgílio reuniram-se por duas horas na manhã desta quarta-feira (2), e o líder do PMDB lembrou que a proposta de o Senado analisar em primeiro lugar a reforma tributária foi do próprio líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). -A reforma tributária é uma exigência de toda a sociedade, das classes produtoras, dos políticos. É a forma de se corrigir desigualdades regionais e obter justiça fiscal-, disse Renan.

O senador acha que o governo deveria enviar, junto com a reforma tributária, um grande projeto de desenvolvimento regional para reduzir as desigualdades e favorecer principalmente o Norte e o Nordeste. -Uma reforma tributária deve trazer consigo justiça fiscal, maior eficiência e competitividade para a economia e para as exportações brasileiras, aumentar o número de contribuintes com o fim da informalidade, reduzir a sonegação, acabar com a cumulatividade de tributos, reduzir desigualdades sociais e regionais-, explicou.

O líder do PMDB ressaltou ainda que a reforma tributária é um aperfeiçoamento do pacto federativo, e nada mais justo do que iniciar-se sua tramitação pelo Senado, a Casa da Federação, da representação dos estados.



02/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante propõe que Senado comece a discutir a reforma tributária

Mercadante propõe que Senado comece a discutir reforma tributária

Governo quer que reforma tributária comece com redução imediata do ICMS sobre importações

Mercadante anuncia acordo em torno da reforma tributária

Reforma tributária proposta pelo Senado amplia IVA-Federal e dificulta criação de contribuições

Renan tem novas exigências para a reforma tributária