Renan inaugura novo serviço de impressão em braile do Senado



O presidente do Senado, Renan Calheiros, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (29), o novo serviço de impressão em braile da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado. Também participaram do evento o 1º secretário, senador Efraim Morais (PFL-PB), e o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Com duas novas impressoras, cada uma com capacidade de produção de 1.200 páginas por hora, o novo serviço marca o 8º ano de impressão em braile pelo Senado. Dessa forma, a Secretaria de Editoração do Senado tem, agora, sua capacidade quadruplicada para atender a demanda crescente de bibliotecas e entidades de pessoas com deficiência.

Renan Calheiros determinou que as obras em braile sejam expostas em todas as feiras e exposições de livros das quais a Casa venha a participar. Já o diretor-geral,Agaciel da Silva Maia, afirmou que o Senado foi, em 1988, o primeiro órgão público brasileiro a publicar em braile.

O diretor da secretaria, Júlio Pedrosa, apresentou aos senadores a coletânea em braile de leis e decretossobre os direitos das pessoas com deficiência. A lei que instituiu a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a Corde (Lei 7.853/89) faz parte da edição.

O coordenador de edição em braile, Paulo Brandão, que é portador de deficiência visual, informou durante a solenidade que também foi publicada a lei que regulamenta o uso do cão-guia por pessoas com deficiência visual (Lei 11.126/05). Os 50 exemplares da publicação serão distribuídos para bibliotecas e associações de pessoas com deficiência.

Títulos

A gráfica do Senado registra em seu catálogo 35 títulos já publicados em braile em oito anos de trabalho com essa técnica. Entre as obras, está o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de autoria do vice-presidente do Conselho Editorial do Senado, Joaquim Campelo.

A linha editorial das publicações em braile, no entanto, está voltada para as edições da legislação federal, como a Constituição e o Código de Defesa do Consumidor, bem como para leis específicas. Entre essas, estão as normas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual, informou o diretor da Subsecretaria Industrial, José Farias Maranhão.



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inaugura novo serviço de impressão em braile

GRÁFICA INAUGURA SERVIÇO DE IMPRESSÃO EM BRAILE

SECRETARIA DE EDITORAÇÃO DO SENADO INAUGURA IMPRESSÃO EM BRAILE

Renan anuncia impressão em braile do Jornal do Senado semanal

Renan diz que expansão do sistema de impressão em braile torna a gráfica do Senado uma das mais completas do mundo

SENADO É PIONEIRO EM IMPRESSÃO EM BRAILE