SENADO É PIONEIRO EM IMPRESSÃO EM BRAILE
Com a inauguração do Serviço de Publicações em Braile, nesta segunda-feira (dia 29), às 10 horas, o Senado Federal torna-se o primeiro Parlamento do mundo a oferecer suas publicações para portadores de deficiência visual. A princípio serão impressos 500 exemplares da Constituição federal, que deverão ser lançados em cerimônia no Salão Negro do Congresso, em agosto. Numa segunda etapa, está prevista a produção em braile do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Serviço de Publicações em Braile promete ainda a edição dos Códigos Jurídicos Brasileiro.
A idéia é distribuir esse material por todo o país através de uma rede de instituições conveniadas. "O serviço vai trabalhar a partir da existência de pedidos, já que não há estatísticas oficiais sobre o número de cegos no Brasil", explica Paulo Brandão, coordenador do Serviço de Publicações em Braile. Ele estima, a partir de dados da Organização Mundial de Saúde, que existam 15 milhões de deficientes visuais no Brasil. Cerca de 1,5 milhão destes seriam portadores de cegueira total e usuários do sistema braile.
De acordo com Paulo Brandão, o sistema instalado na Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado é o que há de mais moderno em impressão em braile. Ele lembra que o custo de uma obra em braile é menor do que o de uma publicação convencional. "Os maiores custos estão na instalação dos equipamentos e no treinamento da mão-de-obra, que é especializada. Feito isso, o custo de produção é extremamente barato. Portanto, não há justificativa para que não se permita ao deficiente visual o acesso a essas informações", observa.
25/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SECRETARIA DE EDITORAÇÃO DO SENADO INAUGURA IMPRESSÃO EM BRAILE
Senado inaugura novo serviço de impressão em braile
Setor braile do Senado vai priorizar a impressão de obras literárias
Renan anuncia impressão em braile do Jornal do Senado semanal
Renan inaugura novo serviço de impressão em braile do Senado
Renan diz que expansão do sistema de impressão em braile torna a gráfica do Senado uma das mais completas do mundo