Renan aponta compromisso pela aprovação da PEC paralela da Previdência



O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou neste domingo (7), em entrevista, que os deputados do seu partido votarão a favor da -emenda paralela- da reforma da Previdência, onde constam as mudanças que os senadores estão promovendo no texto original da na reforma.

- Não só o PMDB, mas também os outros partidos garantem a votação da emenda paralela. O próprio governo tem compromisso com uma rápida tramitação da PEC paralela - afirmou.

Renan disse que o PMDB não está mais pedindo convocação extraordinária do Congresso Nacional para votação da emenda paralela. -Quem vai decidir isso é o presidente da Câmara-, observou.

A -emenda paralela-, com sete pontos principais, prevê a volta da paridade salarial para os futuros aposentados do serviço público (mesmos reajustes dos ativos), que está sendo retirada pela reforma da Previdência. Ela também permite que as donas-de-casa e os trabalhadores do mercado informal possam contribuir com alíquotas menores para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, com isso, tenham direito à aposentadoria e a benefícios sociais, como licença-saúde.

Uma parte dos servidores dos executivos dos estados também será beneficiada pela -emenda paralela-. A reforma da Previdência está determinando que o subteto desses funcionários sejam os vencimentos dos governadores e, em alguns estados, eles ganham menos que uma parte dos servidores de nível superior. Sem a -paralela-, esses servidores terão seus salários reduzidos. Essa emenda concede 60 dias para que o governador com baixo salário envie projeto à assembléia estadual, fixando qual será o -salário de referência- para o seu funcionalismo.



07/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que governo tem compromisso para a aprovação da PEC paralela da Previdência na Câmara

Paim pede mobilização dos servidores pela aprovação da PEC paralela da Previdência

Renan pede à Câmara compromisso pela aprovação do piso dos policiais ainda em 2010

Serys cobra aprovação da PEC paralela da Previdência

Efraim defende aprovação da PEC paralela da Previdência

Tebet defende reforma da Previdência confiando na aprovação da paralela