Paim pede mobilização dos servidores pela aprovação da PEC paralela da Previdência



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu aos servidores públicos do país mobilização para que os deputados aprovem a chamada emenda paralela da Previdência, que ameniza os efeitos da reforma previdenciária de 2003. Lembrou que a paralela é fruto de negociação entre governo e Senado e, entre outras coisas, devolve aos aposentados o direito de reajustes salariais idênticos aos ativos.

- Acordo é para ser cumprido. O Congresso não pode entrar em recesso no final do ano sem aprovação desta emenda. Apelo aos deputados para que cumpram o acordo feito no Senado e votem a emenda paralela - disse.

Paim cumprimentou os servidores pelo seu dia, transcorrido nesta quinta-feira (28). O senador afirmou que, ao contrário do que muita gente imagina, os servidores trabalham bastante, citando um levantamento realizado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre 1991 e 2003 a produtividade desses servidores aumentou 207%, considerando-se o número de benefícios concedido por cada funcionário (82 atendimentos por dia para cada servidor).

- Apesar dos avanços do governo Lula, com a realização de novos concursos públicos, em várias instituições o quadro de funcionários é bastante reduzido. Por isso, muitas vezes os servidores não conseguem prestar o atendimento ágil e eficiente - sustentou.

Paulo Paim disse ainda que há anos o INSS não realiza concurso para ampliar seu quadro de médicos peritos, mas no próximo ano haverá seleção para preenchimento de 1.500 novas vagas. Ponderou ainda que, "apesar de não ser o ideal", o reajuste dado pelo Executivo neste ano "foi o início da recuperação das perdas dos servidores".



28/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que governo tem compromisso para a aprovação da PEC paralela da Previdência na Câmara

Paim diz que não quis atingir presidente da Câmara ao pedir aprovação da PEC paralela da Previdência

Renan aponta compromisso pela aprovação da PEC paralela da Previdência

Serys cobra aprovação da PEC paralela da Previdência

Efraim defende aprovação da PEC paralela da Previdência

Paim pede aprovação, pela Câmara, do fim do fator previdenciário