Efraim defende aprovação da PEC paralela da Previdência



O senador Efraim Morais (PFL-PB) disse nesta terça-feira (20) que se a Câmara dos Deputados não concluir na convocação extraordinária a votação da PEC paralela, que ameniza para os funcionários públicos os efeitos da reforma da Previdência, ficará patente que o governo federal não tem interesse na aprovação da matéria. Não aprovar a PEC, na avaliação do senador, é enganar os servidores públicos, os trabalhadores brasileiros e os senadores, que participaram do acordo para aprovar a reforma da Previdência sob a condição de que a PEC paralela também seria aprovada.

A justificativa dada por alguns deputados - de que não há tempo útil para a aprovação da PEC durante a convocação extraordinária - foi rechaçada pelo senador paraibano. Ele lembrou que o regimento da Câmara prevê a realização de até 40 sessões da comissão especial constituída para apreciar a matéria.

- A comissão especial tem até 40 sessões. Pode ser uma sessão, duas, três e assim por diante, até 40. A PEC paralela foi amplamente discutida e aprovada por unanimidade pelos senadores. Não tem sentido mais que ela receba emendas. Houve um acordo no Senado. Não aceito o argumento de que a matéria terá que seguir o ritmo de uma PEC qualquer, até porque ela foi aprovada nesta Casa em tempo recorde - afirmou Efraim Morais.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) ratificou as posições defendidas por Efraim e lembrou que o objetivo principal da convocação extraordinária do Congresso feita pelo governo foi apreciar a PEC paralela. Ele também concordou que se a matéria não for aprovada durante a convocação ou, no máximo, até o início do período legislativo, não existirá motivos para acreditar mais no acordo firmado no Senado.



20/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet defende reforma da Previdência confiando na aprovação da paralela

Efraim cobra aprovação da PEC paralela

Efraim diz que espera a aprovação da PEC paralela até abril

Efraim diz que convocação termina triste sem votação da PEC paralela da Previdência

Serys cobra aprovação da PEC paralela da Previdência

Renan aponta compromisso pela aprovação da PEC paralela da Previdência