Renan assina acordo para tramitação eletrônica de documentos



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assinou nesta quinta-feira (27) acordo de cooperação com a Presidência da República para o intercâmbio de documentos por meio eletrônico entre a Presidência da República, o Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU), órgão auxiliar do Congresso Nacional.

Em discurso, Renan ressaltou o objetivo da atual Mesa Diretora que, segundo ele, trabalha com base na eficiência, economia e transparência. Citou as medidas já implementadas, como a diminuição do número de chefias, eliminação de cargos comissionados e redução e cancelamento de contratos.

— Este acordo é mais um importante passo em busca da racionalização e da agilidade do processo legislativo. As iniciativas na área administrativa em busca de maior racionalidade proporcionaram uma economia de 275 milhões de reais, quase 100% da meta de 300 milhões fixada para o biênio 2013/2014. Ao contrário das tradicionais suplementações orçamentárias devolvemos recursos do contribuinte para serem aplicados em programas sociais — afirmou Renan.

Em relação ao acordo de cooperação, o presidente do Senado lembrou de recente iniciativa com a Câmara dos Deputados para o fim da impressão dos Diário do Congresso, Diário do Senado e Diário da Câmara, gerando economia de mais de 25 toneladas de papel. “Vivemos em tempos de comedimento. Precisamos ter parcimônia com as reservas naturais, com os recursos públicos e com o tempo. Neste sentido a troca eletrônica de documentos apresenta economia processual e contribui significativamente para redução do consumo de papel, o que acarreta menores gastos e também preserva a natureza”, afirmou Renan.

A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, responsável pelo projeto, disse que a medida traz ganhos para as instituições e para a sociedade por proporcionar celeridade e transparência. O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, elogiou o trabalho técnico e político do Senado para que a proposta se tornasse realidade, pois ela gera melhoria na gestão pública. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que representou a Presidência da República na assinatura do termo, disse que a medida tem um mérito especial num momento em que o Legislativo analisa a proposta de criação do Marco Civil da Internet.

— A tramitação eletrônica permite transparência. E é o que a sociedade necessita e com o marco civil esperamos garantir a liberdade, a privacidade e a neutralidade na rede — disse Ideli.

Relatórios

O presidente do TCU, Augusto Nardes, entregou ao presidente Renan Calheiros dois relatórios com o resultado de fiscalizações feitas pelo tribunal. Um deles sobre a aplicação de recursos na área da saúde e outro no ensino médio.

Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado



27/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan anuncia acordo de cooperação para troca de documentos legislativos

Gestão eletrônica de documentos é tema de audiência pública

Documentos fiscais poderão passar a ser conservados em mídia eletrônica

Aprovadas por duas comissões, normas de sigilo de documentos oficiais podem ter tramitação acelerada

Pedro Simon alerta para necessidade de acordo sobre tramitação de MPs

Está feito o acordo para mudar tramitação das medidas provisórias