Renan Calheiros comemora prêmio dado ao Brasil por combate à Aids



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou nesta quarta-feira (11) o prêmio de Saúde Global da Fundação Bill e Melinda Gates, no valor de US$ 1 milhão, dado na semana passada ao programa brasileiro de combate à Aids. O valor do prêmio, disse o senador, embora significativo e importante para continuidade dos trabalhos, -é o de menos-. Para ele, o que merece destaque é o fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) estar cada vez mais favorável à adoção da proposta brasileira de quebra de patentes dos remédios usados no combate ao HIV.

Renan Calheiros destacou também a escolha, entre 159 especialistas de todo o mundo, do médico mineiro Marco Antônio Vitória para coordenar, em Genebra na Suíça, o programa da OMS de expansão do tratamento da Aids. O senador disse que, embora jovem, o médico brasileiro é experiente na matéria, pois coordenou o programa em Minas Gerais e desempenhou a mesma função no governo federal.

A meta do médico brasileiro, disse o senador, é elevar o número de pessoas em tratamento contra a Aids, nos países em desenvolvimento, das atuais 300 mil para 3 milhões até 2005. Marco Antônio Vitória acredita, afirmou o senador, que a experiência brasileira servirá de inspiração para frear a epidemia de Aids no mundo. Citando dados de organismos internacionais o médico brasileiro, disse Renan, alertou para a possibilidade catastrófica do desaparecimento de algumas nações africanas, nos próximos 10 a 20 anos, por causa da Aids.

Marco Antônio Vitória, disse o senador, vai se juntar a outros médicos brasileiros que trabalham em programas de combate à Aids no exterior, como Paulo Teixeira, coordenador nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids do Ministério da Saúde, cedido à OMS; Pedro Chequer, ex-coordenador do mesmo programa, atuando na Rússia; e Jorge Bermude, que desenvolve novo programa de combate à Aids na OMS.



11/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana comemora aprovação de projeto que prevê ajuda do Brasil a Moçambique para combate à Aids

Ideli celebra prêmio da ONU dado a Lula pelo combate à fome

Renan Calheiros comemora aliança do PMDB com o PT

Renan Calheiros comemora liberdade provisória de Ana Paula

RENAN CALHEIROS QUER MAIS ATENÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

Renan Calheiros comemora desempenho do PMDB nas eleições municipais