Renan: consenso sobre pacto federativo não pode demorar
Ao discursar na abertura do encontro com prefeitos de diversas capitais do país, o presidente do Senado, Renan Calheiros, declarou que o Congresso Nacional precisa mediar uma solução para os problemas do pacto federativo, ouvindo, nesse processo, prefeitos e governadores. Ele ressaltou que o diálogo do Parlamento com os governadores iniciado na semana passada tem sido "muito proveitoso".
– Precisamos construir um consenso, uma solução, que não pode demorar - frisou ele.
Renan destacou que o Senado já vem adotando medidas nesse sentido, como a criação de um banco de dados sobre informações federativas na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa (CAE) e a votação que derrubou os vetos parciais à leis dos royalties do petróleo. Também lembrou que a proposta de novos critérios de repartição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) deve ser votada pelo Senado na próxima terça-feira (26).
Sobre a questão dos royalties do petróleo, Renan disse que ele e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, encontraram-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para discutir o assunto. Nesta semana, a ministra do Supremo Cármen Lúcia, em decisão liminar, suspendeu a nova forma de distribuição dos royalties – que beneficia os estados não produtores de petróleo.
Renan reiterou que vai defender a decisão da maioria dos parlamentares, que derrubaram os vetos parciais e querem a divisão dos royalties entre todos os estados do país.
20/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado é responsável por pacto federativo justo, diz Renan
Pacto Federativo será debatido em sessão temática, anuncia Renan
Renan e Alves discutirão pacto federativo com prefeitos de capitais na quarta
Renan e Alves debatem pacto federativo com governadores nesta quarta
Reunião com governadores define rumo para novo pacto federativo, diz Renan
Jereissati diz que não pode haver reforma tributária sem revisão do pacto federativo