Renan defende acordo entre Congresso e governo para aprovar orçamento impositivo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende um acordo entre o Congresso Nacional e o Executivo Federal para adoção do Orçamento impositivo. Em entrevista na manhã desta terça-feira (13), o senador afirmou que a negociação pode evitar questionamentos legais à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga a execução de emendas parlamentares individuais ao Orçamento.
A PEC do Orçamento Impositivo (565/06) está na pauta de votações da sessão plenária da Câmara dos Deputados.
- O ideal é que aconteça um acordo entre o Legislativo e o Executivo com relação ao orçamento impositivo. Seria melhor colocar um pouco mais de planejamento nele. Se houver acordo, será melhor porque você supera inclusive a possibilidade de judicialização. Por isso que eu trabalho no sentido de que haja um acordo. Acho até que estamos perto dele – disse o presidente do Senado.
Segundo informações da Agência Câmara, está prevista para esta terça-feira (13) uma reunião entre os líderes da base na Câmara e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar da PEC do Orçamento Impositivo. O governo tem oito ressalvas ao texto aprovado na semana passada pela comissão especial que analisou a proposta.
- Nós vamos dar a sua tramitação aqui na Casa o tratamento regimental. Nós vamos priorizar na medida do possível – acrescentou Renan.
13/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan defende orçamento impositivo para as políticas públicas prioritárias
ACM defende orçamento impositivo para recuperar autoridade do Congresso
Senado deve aprovar PEC do Orçamento impositivo no início de agosto
Acordo entre governo e oposição permite aprovar mudanças na Defesa Civil e mais dez projetos
Comissão Mista só votará LDO após Senado aprovar orçamento impositivo
Jucá defende entendimento entre Congresso e STF para votação do Orçamento até janeiro