Renan defende fortalecimento do municipalismo brasileiro



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (4), uma revisão do pacto federativo que possibilite desconcentração do poder político e financeiro da área federal e garanta aos municípios brasileiros condições de crescimento sustentável.

- O federalismo tem avançado, mas poderia evoluir ainda mais. Prova disso é a situação atual de várias prefeituras. No Estado brasileiro, os recursos continuam concentrados na União, e isso não é culpa do governo. Mas os problemas estruturais a serem resolvidos estão nas comunidades - disse.

Renan considerou fundamental para o avanço do municipalismo no país, a ampliação do prazo de pagamento das dívidas das prefeituras com a Previdência Social, de 60 meses para 240 meses, e a substituição da Selic - o atual índice de correção das dívidas previdenciárias dos municípios - pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Para a implementação dessas alterações, ele se comprometeu a solicitar o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar alertou ainda para a necessidade de o Congresso Nacional enfrentar de vez o problema dos precatórios. Como sugestão para a solução dessa questão, ele sugeriu a aprovação de proposta de emenda à Constituição de sua autoria que cria um sistema de leilão para os precatórios, abrindo a possibilidade de o município oferecer um deságio ao credor e compatibilizar os pagamentos com sua capacidade financeira. 



04/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner acredita em avanços do municipalismo brasileiro

Jonas Pinheiro defende o fortalecimento do programa nuclear brasileiro

Aumento da renda do brasileiro exige fortalecimento do sistema de defesa do consumidor

Tombini diz que Sistema de Pagamentos Brasileiro permitiu fortalecimento do mercado financeiro

Renan destaca papel do Peru no fortalecimento do continente sul-americano

Jucá defende fortalecimento da ANA