Renan defende isenção de IR sobre proventos de aposentadoria de portadores de diabete melito
Caso seja aprovado projeto de lei do Senado (PLS 390/08) os portadores de diabete melito terão isenção no imposto de renda sobre seus proventos de aposentadoria ou reforma. A proposta, de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tem como relator o senador Papaléo Paes (PSDB-AP).
O projeto de Renan Calheiros propõe alteração em dispositivo de legislação do Imposto de Renda (artigo 6º, inciso XIV, da Lei 7.713/88), a fim de incluir o diabetes melito entre os agravos à saúde a cujos portadores é concedida a isenção do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma.
De acordo com a lei, entre as pessoas que já têm esse tipo de isenção estão os aposentados por acidente em serviço e os portadores de moléstia profissional, além dos portadores de tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave e doença de Parkinson.
Renan explica, na defesa do projeto, que o benefício destina-se a ajudar no custeio do tratamento e que a concessão é justificada pelo fato de a doença limitar a força produtiva dos portadores de diabete melito, além de aumentar os gastos pessoais e familiares com saúde.
"A isenção do imposto de renda para portadores de diabetes é uma antiga reivindicação de entidades e organizações não-governamentais ligadas ao diabetes que se justifica perfeitamente. O diabetes melito ou mellitus é uma das doenças de maior prevalência no mundo, com tendência a agravar-se com o avançar da idade", explica o senador.
Renan cita dados do Ministério da Saúde para lembrar que o diabetes é responsável por 25 mil óbitos anualmente no Brasil, onde onze milhões de brasileiros são portadores da doença, ainda que somente a metade saiba que tem a enfermidade. Após a votação na CAS, o projeto será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ir a votação em Plenário.
15/01/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS aprova isenção do IR sobre aposentadoria de portadores de diabetes melito e fibrose cística
Está na CAS projeto que concede isenção de imposto de renda a pessoas com diabete melito
Projeto de Renan isenta do IR portadores de diabetes melito
Azeredo propõe isenção de imposto de renda na aposentadoria aos portadores de narcolepsia
Projeto aprovado concede benefícios a portadores de diabetes melito
Marcelo Crivella defende critérios diferentes para aposentadoria de portadores de deficiência